Abrindo o Verbo

Professoras explicam bem-estar animal e posse responsável

A Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária Francisca Neide Costa e a Pesquisadora da UNESP Prof.ª Rosangela Zacarias participaram de entrevista no programa Abrindo o Verbo da Rádio Mirante AM
Rádio Mirante AM06/03/2020 às 08h39

Na tarde desta quinta-feira (05), a Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária Francisca Neide Costa e a Pesquisadora da UNESP Prof.ª Rosangela Zacarias, em entrevista a Geraldo Castro no programa Abrindo o Verbo, falaram sobre bem estar animal e posse responsável.

"Para definir esse bem-estar animal eu vou citar aqui as cinco liberdades dos animais. Primeiro ele tem que estar livre de fome e de sede. Então ele tem que ter acesso a água, a alimento adequado, porque ai ele mantém a sua saúde o seu vigor. Segundo ele tem que estar livre de desconforto. Terceiro ele tem que estar livre de dor, doença e injúria. Ele tem que ter liberdade para expressar os comportamentos naturais da espécie, pular, brincar e por último, estar livre de medo ou estresse", afirmou Rosangela Zacarias.

Sobre a posse responsável, Francisca Neide diz "quando você toma a decisão de que você vai criar um animal, você tem que ter toda responsabilidade sobre esse animal. Desde a responsabilidade de adotar os cinco cuidados essenciais que diz do bem estar animal e a responsabilidade de não abandonar esse animal".

Ouça a entrevista completa

Leia outras notícias em miranteam.com. Siga, também, a Mirante AM no Twitter e curta nossa página no Facebook. Fale conosco por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99142-5060.

© 2019 - Todos os direitos reservados.