Feliz Aniversário!

A Rádio Mirante AM celebra 28 anos de uma história marcante no rádio maranhense

por Danilo Quixaba, Saylon Sousa e Talvane Lukatto

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h00
(A Rádio Mirante AM tem sua história contada nas páginas dos jornais (Acervo Talvane Lukatto))

28 anos, quem sintonizava o dial na frequência 600KHz na manhã do dia 10 de maio de 1988 ouviu Marcos Monteiro interpretando a canção “Chamegoso”. O sonoplasta responsável era José Carlos Sousa, o intrépido Carlito Internacional, que deu o pontapé inicial para uma das histórias mais completa da radiofonia maranhense.

Havia estreado assim a Rádio Mirante AM. Com o prefixo 600 KHz com 10 Quilowatt de potência no seu transmissor, localizado no bairro do Sá Viana, na área do Itaqui-Bacanga, região central de São Luís, a emissora já viveu diversos momentos na comunicação brasileira e, é claro, maranhense com quatro fases distintas a serem observadas: de 1988 à 1995, 1995 à 1997, 1997 à 2006, e 2006 aos dias atuais.

Do período de sua estreia até 1995 a emissora pertencente ao então Sistema Mirante de Comunicação passou por diversas mudanças e atual com diversos segmentos desde a programação musical, o jornalismo e o esporte.

A emissora com estúdio inicialmente na Travessa Nove, bairro do São Francisco, deu seus primeiros passos na busca por montar a equipe mais profissional possível no rádio maranhense e contou com vozes como as de Robson Júnior, Maxwell Vieira, Edmilson Filho e Adriana Nogueira para fidelizar o seu público. Anos depois suas operações passaram a ser feitas no estúdio da Avenida Ana Jansen, n° 200, ainda no São Francisco, onde funciona até hoje.

Na primeira fase destaque para as transmissões esportivas, que fizeram da emissora o ícone do esporte local na hora do almoço com os comentários de Herbeth Fontenele (1941-2015) e o seu “Fontenele é o Esporte!”. Além das grandes transmissões dos campeonatos maranhenses e as conquistas dos times ludovicenses Moto Club, Sampaio Corrêa e Maranhão Atlético, a Equipe 600 também trouxe aos lares maranhenses conquistas como o Campeonato Mundial de 1994, no qual o Brasil sagrou-se tetracampeão, direto dos Estados Unidos. Por sinal, a emissora transmitiu direto mais uma Copa do Mundo: a de 1990 na Itália.

No Jornalismo a Rádio Mirante AM também fez história justificando o slogan “A Rádio do Maranhão” quando trouxe ao ar, em 19 de abril de 1993 o Grande Jornal Mirante, um sonho da radiofonia maranhense que integrou todo o Estado por meio de um noticiário e faz até hoje o feito com o Jornal do Maranhão. Tudo inicialmente com 15 retransmissoras e nos dias atuais com dezenas de retransmissoras desde a Região da Baixada Maranhense à Região Tocantina por meio do satélite StarOne C2 sempre no mesmo horário a partir das 11h.

De 1995 à 1997 temos um recorte especial na história da emissora, que em busca de se adaptar as novas linguagens do radiojornalismo e oferecer o melhor da informação ao seus ouvintes filiando-se à Central Brasileira de Notícias (CBN). De 02 de outubro de 1995 até o fim do contrato, em 1997, a Rádio CBN/Mirante compôs uma rede nacional de rádio, mas não abandonou sua programação local ainda investindo em música maranhense, em particular, e no jornalismo comunitário, que sempre caminhou lado a lado com a rádio.

Após o fim desse contrato de filiação a emissora buscou apostar mais uma vez em formar uma rede de rádio. Nascia Assim a Rede Mirante de Rádio, que buscou no jornalismo comunitário e no esporte se firmar como a rádio de maior audiência em todo o Maranhão na frequência AM.

Pela Rádio Mirante AM já passaram vozes como Deny Cabral (1960-2008), Robson Júnior, Antônio Moreno, Leonor Filho (1941-2009), Silvan Alves, Helena Lima, Sirlan Souza,, Adriana Nogueira, Maxwell Viera, Herberth Fontenele, Maurício Frazão, Mário Carvalho, André Martins, Glaydson Botelho e muitos outros.

Integram atualmente a equipe de locutores e repórteres da emissora: Roberto Fernandes, Geraldo Castro, Marcial Lima, Domingos Ribeiro, Talvane Lukatto, José Santos, Tércio Dominici, Laércio Costa, Gilson Rodrigues, Tiago Leonor, Nonato Costa, Jorge Aragão e os jovens Bruno Alves, João Ricardo, Afonso Diniz, Alessandra Rodrigues e Danilo Quixaba.

Na produção jornalística da emissora e também em sua sonoplastia nomes como Neres Pinto, Francisco Soares, Franklin de Oliveira, Carlito Internacional, Wlívio Ricardo, Toinho Rocha e Saylon Sousa. Além das telefonistas Solange Bezerra e Helena Pereira.

Todos contando com a Coordenação de Jornalismo e Esporte de José Raimundo Soares – o Zeca Soares -, e a Direção de Mídias Eletrônicas de Rômulo Barbosa.

Confira um pouco mais sobre essa história na reportagem especial de Danilo Quixaba:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.