Abrindo o Verbo

Fisioterapeuta fala sobre doenças na coluna

Rádio Mirante AM02/03/2015 às 16h41

A hérnia de disco, é uma doença que ocorre quando parte de um disco intervertebral sai de sua posição normal e comprime as raízes dos nervos que se ramificam a partir da medula espinhal e que emergem da coluna espinhal. Esse problema é mais comum nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga.

Excesso de peso e fazer atividades que demandem grande esforço físico são fatores que podem desencadear problemas nas costas, entre elas a hérnia de disco. Movimentos de repetição no trabalho que exigem muito dos músculos das costas podem causar desgaste dos discos e, consequentemente, levar à hérnia.

Há evidências também de que a genética possa ter um papel de importância no desenvolvimento de hérnias de disco. Isso quer dizer que você está em maior risco para hérnia de disco se seus pais, irmãs ou irmãos possuem a doença.

Para falar mais sobre a hérnia de disco, e também sobre a dor ciática, a fisioterapeuta Giovana Fernandes esteve no programa Abrindo Verbo onde também apresentou o livro intitulado “Hérnia de Disco e Dor Ciática”, cujo o principal objetivo é despertar na sociedade uma discussão mais frequente acerca dos riscos aos quais a coluna está sujeita. A obra é de autoria de Helder Montenegro especialista na área que vaia estar em São Luís nesta quarta-feira (04) para o lançamento e bate papo com interessados.

Ouça a entrevista com Giovana Fernades concedida ao jornalista Geraldo Castro.

Leia outras notícias em miranteam.com. Siga, também, a Mirante AM no Twitter e curta nossa página no Facebook. Fale conosco por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99142-5060.

© 2019 - Todos os direitos reservados.