Violência sexual

Cinco suspeitos de estupro são presos no interior do Maranhão

Prisões foram realizadas nessa quarta-feira (23), pela Polícia Civil do Maranhão, nos municípios de Mata Roma e Anapurus.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h06
Suspeitos foram apresentados na Delegacia Regional de Chapadinha.
Suspeitos foram apresentados na Delegacia Regional de Chapadinha. (Foto: Divulgação / Polícia Civil)

MATA ROMA - Cinco homens, suspeitos de estupro, foram presos nas cidades de Mata Roma e Anapurus, ambas situadas no interior do Maranhão. As prisões foram realizadas nessa quarta-feira (23), pela Polícia Civil do Maranhão.

Leia também:

Maranhão tem alta de 33% em casos de estupro de vulnerável no 1º semestre de 2020

Homem é preso suspeito de praticar roubos e estupros na Reserva do Itapiracó ​

Segundo a Polícia Civil, dois, dos cinco presos, foram detidos em cumprimento a mandado de prisão definitiva pela prática do crime de estupro.

Os outros três detidos foram presos em cumprimento a um mandado de prisão preventiva, pela prática de estupro de vulnerável e ameaça. As vítimas, de acordo com a polícia, são enteadas de um dos presos e sobrinhas dos outros dois suspeitos.

Os cinco homens foram presos nos municípios de Mata Roma e Anapurus, que pertencem à Delegacia Regional de Chapadinha, distante 245 km de São Luís.

Estupros de vulneráveis do Maranhão

Segundo dados divulgados no último dia 16 de setembro, o Maranhão teve uma alta de 33% no número de casos de estupro de vulnerável no primeiro semestre de 2020, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Segundo as informações do Monitor da Violência, ferramenta criada pelo G1, baseada em dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública (SSP-MA), esta é a segunda maior alta entre os 27 estados e o Distrito Federal.

O Maranhão só fica atrás do Rio Grande do Norte, que registrou um aumento de 62%. Apenas os estados do Acre e do Rio de Janeiro não divulgaram dados.

Nos primeiros seis meses do ano, parte durante a pandemia de Covid-19, o Maranhão registrou 271 casos de estupro de vulnerável, contra 204 ocorrências notificadas no mesmo período de 2019.

Em relação a casos de estupro, o Maranhão obteve uma queda de -22% nos primeiro semestre deste ano. Em 2019, o Maranhão teve 570 casos, e já em 2019, o número caiu para 500.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.