Meio ambiente

Imesc mapeia áreas potenciais para implantação de aterros sanitários

Estudo contribuirá para as políticas públicas no que se refere ao correto descarte final dos resíduos sólidos

Imirante.com

Atualizada em 26/03/2022 às 19h01
Trabalho traz metodologia de classificação de áreas aptas para construção de aterros no estado
Trabalho traz metodologia de classificação de áreas aptas para construção de aterros no estado (Divulgação)

O Maranhão conta agora com um instrumento que contribuirá para as políticas públicas do estado no que se refere ao correto descarte final dos resíduos sólidos. Trata-se do “Mapeamento de áreas potenciais para implantação de aterros sanitários no estado do Maranhão”, estudo lançado pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) e a Secretaria do Estado de Programas Estratégicos (Sepe).

O trabalho traz metodologia de classificação de áreas aptas para construção de aterros no estado e a espacializa em quatro microrregiões de Saneamento: Norte, Sul, Centro-Leste e Noroeste Maranhense.

“Esse trabalho expõe os aspectos gerais dos aterros sanitários e dos resíduos sólidos, apresentando informações sobre a classificação, o gerenciamento e as vantagens que esses aterros trazem ao meio ambiente, bem como a correta gestão para o descarte final dos resíduos”, compartilha o presidente do Imesc, Dionatan Carvalho.

Um dos pontos principais da publicação é a identificação dos locais tecnicamente mais adequados para as construções dos aterros sanitários, o que visa contribuir para a correta aplicação de políticas públicas ligadas aos resíduos sólidos para o estado e também para os municípios. As informações contidas no estudo contribuem diretamente para a formação dos consórcios entre os 217 municípios maranhenses.

Ressalta-se que o aterro sanitário é um tratamento baseado em técnicas da engenharia de impermeabilização do solo, compactação e acumulação diária de resíduos, formulação de células, afim de evitar a proliferação de ratos, moscas, exalação de mau cheiro, contaminação dos lençóis freáticos e, consequentemente, o surgimento de doenças.

E que, de acordo com a legislação brasileira, o aterro sanitário é uma técnica ambientalmente correta, utilizada para disposição de resíduos sólidos urbanos no solo, uma vez que são utilizadas tecnologias que evitam a contaminação do solo, dos cursos d’água e ainda previne danos à saúde pública.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.