Educa Mais Brasil

Começa aplicação das provas do Saeb nas escolas públicas e privadas

Avaliação será feita com estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio.

Educa Mais Brasil

Atualizada em 26/03/2022 às 19h11
Nesse ano, cerca de seis milhões de estudantes devem fazer o Saeb 2021, segundo Inep.
Nesse ano, cerca de seis milhões de estudantes devem fazer o Saeb 2021, segundo Inep. ( Foto: Divulgação / Educa Mais Brasil)

MARANHÃO - Começam a ser aplicadas nessa segunda-feira (8) as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), em escolas públicas e privadas, em datas e horários agendados pelas instituições de ensino. Nesse ano, cerca de seis milhões de estudantes devem fazer o Saeb 2021, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Nos dias de aplicações, as aulas serão suspensas para as turmas que participarem. Os testes do Saeb devem seguir até 10 de dezembro de 2021. Conforme o Inep, um aplicador do Saeb chegará ao colégio com 30 minutos de antecedência usando máscara de proteção à Covid-19.

Os resultados preliminares estarão disponíveis para diretores das escolas, no sistema on-line do Inep, até 190 dias após a aplicação dos testes. Com os resultados das avaliações, espera-se produzir indicativos de qualidade de ensino (como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb), monitorar resultados de políticas públicas e diagnosticar dificuldades na aprendizagem das disciplinas.

As provas do Saeb 2021 serão aplicadas para todos os estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio, de escolas públicas que tenham pelo menos 10 matriculados na etapa de ensino. Eles responderão questões de língua portuguesa e matemática.

Amostras de crianças do 2º ano do ensino fundamental de escolas públicas também estão selecionadas para responder às provas, fazendo testes de português e matemática. Já amostras de alunos do 9º ano do ensino fundamental de colégios públicos responderão questões sobre ciências da natureza e ciências humanas.

A avaliação inclui, também, amostras de estudantes de escolas particulares de 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio, que participarão dos testes de português e matemática. No caso dos estudantes do 9º ano, alguns responderão sobre ciências humanas e ciências da natureza.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.