Raiva Humana

Morre criança que contraiu vírus da raiva no município de Chapadinha

Menino de dois anos foi mordido por um animal silvestre e estava internado em um hospital de São Luís.

Imirante.com

Atualizada em 26/03/2022 às 19h14
Criança está internava no Hospital Universitário.
Criança está internava no Hospital Universitário. ( Foto: Reprodução)

MARANHÃO - A criança de dois anos, que contraiu o vírus da raiva no município de Chapadinha, interior do Estado, morreu na manhã desta quarta-feira (3), após 45 dias em internação na Unidade de Cuidados Intensivos Pediátrico do Hospital Universitário, na capital maranhense.

De acordo com informações da Secretaria de Estado de Saúde (SES), o caso foi confirmado em laboratório no dia 6 de outubro, mas já havia sido comunicado no dia 22 de setembro.

Ainda segundo a SES, foram adotadas ações imediatas a partir da notificação do caso, antes da confirmação do resultado. O Departamento de Controle de Zoonoses esteve no município de Chapadinha e permanece com o acompanhamento de vigilância na cidade, junto a Secretaria Municipal de Saúde.

Esse é o primeiro caso de vírus da raiva em humanos no Maranhão após oito anos. Os últimos dois casos foram notificados em 2013, nos municípios de Humberto de Campos e São José de Ribamar.

Vírus da Raiva

O vírus da raiva humana é do gênero Lyssavirus, da família Rhabdoviridae. A transmissão ocorre por meio da saliva do animal infectado, principalmente pela mordida e, mais raramente, por arranhões ou lambidas. O vírus penetra no organismo, multiplica-se no ponto de inoculação, atinge o sistema nervoso periférico e, posteriormente, o sistema nervoso central.

No caso de agressão por parte de algum animal, a assistência médica deve ser procurada o mais rápido possível. Quanto ao ferimento, deve-se lavar abundantemente com água e sabão e aplicar produto antisséptico.

Nos casos de agressão por cães e gatos, quando possível, observar o animal por 10 dias para ver se ele manifesta doença ou morre.

Em geral, os sintomas da doença são alterações de comportamento – confusão mental, desorientação, agressividade, alucinações; espasmos ao sentir água ou vento – hidrofobia; mal-estar geral; aumento de temperatura; náuseas; dor de garganta; entre outros.

Para animais silvestres não há vacinação, por isso o indicado é nunca tocar em morcegos ou outros animais silvestres diretamente, principalmente quando estiverem caídos no chão ou encontrados em situações não habituais.

A vacinação anual de cães e gatos é eficaz na prevenção da raiva nesses animais, o que consequentemente previne também a raiva humana. Há registro de pessoas que sobreviveram após contrair a raiva, mas são casos raros.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) lamentou o falecimento da criança. A SES relembrou, ainda, que realizou treinamento e capacitações das equipes de saúde do município, inclusive médicos, sobre manejo clínico e medidas profiláticas da raiva.

Veja a nota na íntegra

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) lamenta o falecimento da criança, na manhã desta quarta-feira (3), após 45 dias em internação na Unidade de Cuidados Intensivos Pediátrico do Hospital Universitário, na capital maranhense.

Como parte das ações de gestão estadual, a SES adotou ações imediatas a partir da notificação do caso, antes da confirmação do resultado. O Departamento de Controle de Zoonoses esteve no município de Chapadinha e permanece com o acompanhamento de vigilância na cidade, junto a Secretaria Municipal de Saúde.

A Secretaria relembra, ainda, que realizou treinamento e capacitações das equipes de saúde do município, inclusive médicos, sobre manejo clínico e medidas profiláticas da raiva. Além disso, animais do povoado e regiões vizinhas foram todos vacinados, bem como as pessoas em contato com a criança também passaram pelo protocolo preconizado pelo Ministério da Saúde, com vacinação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.