Coronavírus

Governador Flávio Dino convoca reunião para debater novo lockdown no Maranhão

Dino ressaltou que decisão ainda não foi tomada; reunião contará com representantes dos demais Poderes e prefeitos.

Gustavo Arruda / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
Flávio Dino disse que ainda não tomou uma decisão sobre o segundo lockdown no Maranhão.
Flávio Dino disse que ainda não tomou uma decisão sobre o segundo lockdown no Maranhão. (Divulgação / Governo do Maranhão)

SÃO LUÍS - O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), fará uma reunião nesta segunda-feira (1º) com o presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto, e o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Lourival Serejo, para debater a necessidade de adoção das medidas de restrição total (lockdown) das atividades sociais e comerciais não essenciais, com o objetivo de reduzir o avanço do novo coronavírus (Covid-19) no estado. O primeiro lockdown no Maranhão foi realizado em 2020, entre os dias 5 e 17 de maio.

Em seu perfil no Twitter, Flávio Dino revelou ainda que os prefeitos dos quatro municípios que integram a Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) e o prefeito de Imperatriz foram convidados para participar da reunião sobre o lockdown, já que essas cinco cidades registram maior ocupação hospitalar. O governador informou que ainda não há uma definição sobre a restrição de atividades no Maranhão, mas destacou que as 217 prefeituras do estado têm autonomia para decretar medidas preventivas contra a Covid-19.

Além disso, Flávio Dino falou que está fazendo o possível para ampliar o número de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para tratamento do coronavírus em todo o Maranhão, mas lamentou a existência de algumas limitações nesse processo.

"Temos feito todos os esforços para ampliar leitos hospitalares. Lembro, contudo, que há limite de fornecimento de insumos, pois alguns estão escassos no mercado. E há também teto de capacidade das equipes médicas disponíveis. Portanto, abrir leitos não é simples e algo infinito", afirmou o governador.

Por fim, Flávio Dino destacou a decisão da ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a reativação dos 216 leitos de UTI custeados pelo governo federal no Maranhão. "Fica evidenciado que não se cuida de um "favor", e sim de um direito dos estados e um dever do governo federal, segundo a Constituição e legislação do SUS", ressaltou Dino.

Avanço do coronavírus

De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) na noite deste domingo (28), o Maranhão já registrou 5.052 mortes e 219.307 casos confirmados do novo coronavírus desde o início da pandemia, com 20 óbitos e 74 pessoas infectadas nas últimas 24 horas. A SES informa ainda que a taxa de ocupação dos leitos de UTI está em 96,36% em Imperatriz e em 86,98% em São Luís.

Nova cepa no Maranhão

O Maranhão confirmou, na noite de sexta-feira (26), o primeiro caso da variante brasileira P.1 da Covid-19, originalmente identificada no Amazonas. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.