Na Grande Ilha

Maranhão conclui vacinação de profissionais da rede estadual de saúde na Grande Ilha

Trabalhadores de hospitais de referência da Covid-19, UPAs, Policlínicas e outros tomaram as duas doses.
Imirante.com17/02/2021 às 16h32
Maranhão conclui vacinação de profissionais da rede estadual de saúde na Grande IlhaSES imunizou profissionais da saúde da rede estadual com duas doses da CoronaVac. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Foi concluído o ciclo de imunização contra a Covid-19, nessa terça-feira (16), dos profissionais das unidades da Rede Estadual de Saúde na Grande Ilha, vacinados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Todos os trabalhadores de unidades como os hospitais de referência no tratamento da Covid-19, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Policlínicas e outras passaram pelo ciclo de imunização recebendo as duas doses da vacina.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que 4.980 profissionais da Rede Estadual de Saúde foram imunizados nos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

Entre os profissionais, o sentimento é de gratidão e fortalecimento para continuar combatendo a doença. “Agora eu me sinto seguro e protegido para continuar trabalhando e ajudando no combate à Covid-19”, diz o roupeiro José Ribamar Oliveira, que trabalha na Policlínica do Cohatrac, onde todos os trabalhadores já concluíram o ciclo de imunização contra a Covid-19.

Assim como o José Ribamar, a auxiliar de limpeza Marluce Ribeiro Santos, que trabalha no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) da Policlínica do Cohatrac, também já recebeu a segunda dose da vacina. “Com a imunização, estamos nos ajudando para poder continuar auxiliando o próximo, pois essa é a nossa missão”, ressalta Marluce Ribeiro.

Leia mais:

Maranhão registra 4.871 mortes e 213.478 casos confirmados do novo coronavírus

Para a diretora administrativa da Policlínica do Cohatrac, Karina Viegas, esse momento foi muito esperado pela equipe da unidade. “Pois uma vez vacinados, os colaboradores têm segurança na prestação da assistência à saúde aos usuários, diminuindo o sentimento de medo ao realizar um atendimento suspeito de Covid-19”, assegura a diretora Karina Viegas.

A técnica de enfermagem Conci Galdez, que estava realizando a imunização, orienta que os profissionais que já foram vacinados continuem adotando medidas de proteção. “Os profissionais que tomaram a segunda dose devem continuar adotando as medidas de proteção e distanciamento, pois a vacina tem seu efeito total após o 15º dia de aplicação. E, além disso, esses cuidados evitam o contato com a nova variante da Covid-19”, orienta.

Serviços

A Policlínica do Cohatrac conta com o Serviço de Pronto Atendimento (SPA), que atende pacientes com pequenas urgências, 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem a necessidade de agendamento prévio.

Os serviços oferecem consultas médicas e exames em cardiologia, ortopedia, gastroenterologia, endocrinologia, otorrinolaringologia, alergologia, bem como ultrassonografia, endoscopia, Raio-X, videolaringoscopia, eletrocardiografia e laboratório clínico. A unidade é responsável por receber pacientes oriundos tanto do bairro, como de Paço do Lumiar e São José de Ribamar.

Infectados e óbitos

O último boletim emitido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), divulgado nessa terça (16), mostra que 4.316 profissionais de saúde já foram infectados pelo novo coronavírus no Maranhão. Um total de 4.186 deles já estão recuperados e 75 morreram em decorrência da Covid-19.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.