Facções criminosas

Imicast: Saiba o que são as "dívidas de sangue" das facções criminosas

O quadro "Guerra Urbana" é apresentado pelo jornalista e pesquisador Nelson Melo.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
(Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - Um tema que ganha contornos míticos é, sem sombra de dúvidas, o crime organizado, devido à sua natureza ritualística. E isso não foi inventado, digamos assim, no Brasil. Na Itália, antes do século 19, já havia indícios de que os mafiosos, ou homens de honra, participavam de eventos que conotavam misticismo, não no sentido estrito do termo. Sangue é sinônimo de dívida. No contexto das facções criminosas, existem as conhecidas “dívidas de sangue”.

A expressão significa que um membro que mata um rival fica em débito caso ele pule de uma facção para outra. Como uma morte está na conta dele, a aceitação desse integrante ficará comprometida, somente ocorrendo em situações inabituais. Aqui em São Luís, já aconteceram vários casos desse tipo. Algumas adesões foram analisadas pela cúpula do grupo, sendo que a “dívida de sangue” pesa na decisão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.