Vacinados

Maranhão já aplicou mais de 21 mil doses da Coronavac, informa Painel Covid-19 da SES

Os profissionais da saúde, que atuam na linha de frente da pandemia, são a maioria dos imunizados.
Imirante.com, com informações da SES25/01/2021 às 07h32
Maranhão já aplicou mais de 21 mil doses da Coronavac, informa Painel Covid-19 da SESPara ficar imune, cada pessoa vai receber duas doses da vacina. (Foto: Kethlen Mata/O Estado)

SÃO LUÍS - O Maranhão já aplicou a primeira dose da Coronavac em 21.491 pessoas até este domingo (24), de acordo com o Painel Covid-19 da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O Estado recebeu 164.240 doses da CoronaVac - vacina do laboratório chinês Sinovac, distribuída pelo Instituto Butantan -, na última segunda-feira (18), e iniciou a distribuição aos municípios em seguida.

Os profissionais da saúde, que atuam na linha de frente da pandemia, são a maioria dos imunizados até o momento: 17.527 já tomaram a primeira dose. Indígenas (3.767) e idosos em asilos (197) também integram o outro grupo prioritário que já recebeu a vacina. O painel ainda não o total de pessoas com deficiência institucionalizadas que já foram imunizadas.

Veja o painel com os números

Para ficar imune, cada pessoa vai receber duas doses da vacina.

Capital

Dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) apontam que 8.963 pessoas foram vacinadas em São Luís desde o início dos trabalhos, de terça-feira (19) até sábado (23). A vacinação está sendo realizada em todos os 217 municípios maranhenses.

Leia mais:

Chegam ao Maranhão mais de 48 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford

Qual a eficácia das vacinas? Como são feitas? Posso me infectar ao tomar? Especialista tira dúvidas

Centro Municipal de Vacinação começa a funcionar em São Luís

Técnica de enfermagem é a primeira pessoa a receber vacina contra a Covid-19 no Maranhão

Públicos

Nesta primeira etapa, são vacinados os grupos determinados pelo Ministério da Saúde. Existem três fases nesta etapa. Na primeira fase, são trabalhadores de saúde; pessoas de 75 anos ou mais; pessoas de 60 anos ou mais em asilos; população em situação de rua; população indígena, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas.

Nesse domingo (24), o governador Flávio Dino anunciou que a vacinação no Maranhão priorizará também pacientes oncológicos e em diálise, e que serão destinados novos leitos exclusivos para o combate ao coronavírus.

Mais doses

A Anvisa aprovou, na última sexta (22), a distribuição de 4,8 milhões de doses da CoronaVac, porém, o Butantan dispõe de apenas 900 mil doses prontas. Dessa forma, o Maranhão deve receber aproximadamente mais 10 mil doses nos próximos dias do Ministério da Saúde. A chegada das novas doses trará mais celeridade ao processo de imunização contra a Covid-19 no Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.