Fake News

É falsa a foto do governador Flávio Dino no velório do pai sem máscara

Imagem utilizada em publicação é de 2018, no velório de Humberto Coutinho; governador lamenta agressão nas redes.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h06
Imagem do governador Flávio Dino em 2018 foi tirada de contexto e utilizada em notícia falsa.
Imagem do governador Flávio Dino em 2018 foi tirada de contexto e utilizada em notícia falsa. (Reprodução)

SÃO LUÍS - Circulou nas redes sociais nos últimos dias uma foto do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), em um velório, que supostamente seria o do pai dele, Sálvio Dino, falecido na última segunda-feira (24), vítima do novo coronavírus (Covid-19). A legenda faz uma crítica a Dino, ressaltando que o governador e os demais presentes estavam em uma aglomeração sem o uso de máscaras, o que não é recomendado na pandemia da Covid-19. A publicação, entretanto, é falsa: a foto é real, mas é antiga, de 2018.

A legenda da mensagem falsa que circulou nas redes sociais diz: “Interessante, o governador do Maranhão, Flávio Dino, pode fazer velório e enterro do pai, que faleceu de Covid-19, sem ter ninguém usando máscaras e nem mantendo distanciamento seguro”.

A imagem de Flávio Dino utilizada na publicação falsa é de janeiro de 2018: na ocasião, o governador discursou no velório do deputado Humberto Coutinho (PDT), então presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão. Naquele ano, o coronavírus ainda não existia, assim como a necessidade de usar máscara e evitar aglomerações. O discurso de Dino no velório de Coutinho foi gravado pela TV Assembleia.

O sepultamento de Sálvio Dino, pai do governador Flávio Dino, aconteceu na segunda-feira (24), poucas horas depois do falecimento. Em nota, o governo do Maranhão informa que não houve velório: "Apenas enterro, com a presença de poucos familiares". Advogado, escritor, ex-deputado estadual e ex-prefeito de João Lisboa, Sálvio morreu aos 88 anos, em São Luís.

Em seu perfil no Twitter, Flávio Dino criticou a agressão feita a ele em meio ao luto familiar. "Que tipo de “gente” é capaz de agredir uma família em luto ? Que tipo de “gente” é capaz de usar uma foto de um velório de 2018 como sendo o do meu pai para me agredir ? Já vi muitos tipos de criminosos. Mas ainda me impressiono com o que estão transformando a política no Brasil", lamentou o governador.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.