Luto

Morre, aos 89 anos, o advogado maranhense Kleber Moreira

Decano da advocacia no Maranhão, Kleber dedicou 65 anos de vida à profissão.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h06
Kleber Moreira morreu aos 89 anos, em São Paulo.
Kleber Moreira morreu aos 89 anos, em São Paulo. (Divulgação / OAB-MA)

SÃO PAULO - O advogado maranhense Kleber Moreira morreu na noite desta segunda-feira (24), aos 89 anos, em São Paulo, vítima de pneumonia. Nascido no município de Penalva, a 255km de São Luís, Kléber era o advogado com maior tempo de atividade no Maranhão, com 65 anos dedicados a advocacia, e assistente jurídico da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB-MA).

Formado pela Faculdade de Direito de São Luís, em dezembro de 1955, Kleber Moreira atuou como conselheiro federal de 1983 a 1984 e foi conselheiro seccional por mais de 30 anos. Na OAB-MA, Kleber também presidiu o Tribunal de Ética e Disciplina do Conselho Seccional do Maranhão, entre 1995 e 2000.

Além de contribuir para a história da OAB, Kleber Moreira foi o primeiro presidente do Instituto dos Advogados do Maranhão, membro fundador do Instituto Maranhense de Estudos de Direito Tributário e integrou comissões de concursos para ingresso na magistratura, promovidos pelo Tribunal de Justiça do Estado e pelo Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região. Por conta de sua atuação e relevância na advocacia, Kleber recebeu várias homenagens do Conselho Seccional da OAB do Maranhão.

A OAB-MA emitiu uma nota de pesar pelo falecimento de Kleber Moreira. Confira:

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), solidariza-se com a classe advocatícia, os familiares, e amigos pelo falecimento do advogado Kleber Moreira (OAB/MA 296).

Dr. Kleber Moreira era o decano da advocacia maranhense. O advogado mais antigo e digno do respeito completo da OAB e de toda a Sociedade maranhense. Por tudo o que fez pela a Seccional da Ordem, sobretudo pela sua atuação na defesa da Justiça, se tornou indispensável para o mundo do direito.

Por conta de todo seu brilhante trabalho em prol da advocacia, foi reconhecido por diversas vezes pela Seccional com homenagens. Na celebração dos 85 anos da OAB Maranhão, recebeu uma placa em alusão aos serviços prestados à sociedade por defender, ao longo de toda sua vida, as garantias e os direitos fundamentais de todos os cidadãos do Estado.

Kleber Moreira nasceu no dia 8 de janeiro de 1931, no município de Penalva e se formou em Direito pela Faculdade de Direito de São Luís. Atuou como conselheiro Federal de 1983 a 1984 e como conselheiro seccional por mais de 30 anos. Na OAB, Kleber Moreira também presidiu o Tribunal de Ética e Disciplina do Conselho Seccional do Maranhão, de 1995 ao ano 2000.

Além de contribuir para a história da entidade máxima da advocacia no Brasil, Kleber Moreira foi o primeiro presidente do Instituto dos Advogados do Maranhão; membro fundador do Instituto Maranhense de Estudos de Direito Tributário; integrou comissões de concursos para ingresso na magistratura, promovidos pelo Tribunal de Justiça do Estado e pelo Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região.

À família, aos amigos e colegas de profissão deixamos nossos votos para que todos possam seguir suas vidas confortados na fé, em momento tão difícil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.