Durante o coronavírus

Guia lançado pela Unicef reúne orientações para escolas durante a pandemia

Documento é disponibilizado para todos os públicos.

Educa Mais Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
( Foto: Divulgação / Educa Mais Brasil)

MARANHÃO - Para orientar Estados e munícipios na garantia do direito à educação de crianças e adolescentes durante a pandemia da covid-19, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lançou, na última semana, o guia Busca Ativa Escolar em Crises e Emergência. Entre outros objetivos, o guia visa ajudar as escolas no seu planejamento de reabertura ou de readequação de ações.

O documento que tem acesso liberado a todos os públicos, está dividido em três seções, com orientações para potencializar a busca ativa e enfrentar a crise, e orientações para o acolhimento e o cuidado dentro das escolas, divididos por etapa escolar da educação básica.

Embora ainda não haja previsão de retorno das aulas presenciais, a Unicef entende que há como as instituições de ensino já se prepararem para isso. O órgão entende que, além de atender as crianças que estão fora da escola, ou em risco de abandonar, necessário preparar as unidades para receber os estudantes em segurança, diminuindo os riscos de infecção pelo novo coronavírus.

“Não há como definir uma data única de volta às aulas presenciais no país, que tem de ser decidida de acordo com a situação epidemiológica de cada estado e município. Mas a preparação das redes escolares para a reabertura de maneira segura deve ser prioridade absoluta em todo o país, assim como a busca ativa de quem não está conseguindo aprender com as escolas fechadas”, afirmou a representante do Unicef no Brasil, Florence Bauer, à Agência Brasil.

O guia Busca Ativa Escolar em Crises e Emergência é uma das iniciativas propostas pelo Busca Ativa Escolar, lançado pela Unicef em 2017 e atualmente adaptado para situações de calamidade, como a pandemia do coronavírus.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.