Violência

Maranhão registra alta no número de mortes violentas em meio a pandemia

Levantamento realizado pelo Monitor da Violência, ferramenta criada pelo G1, aponta um aumento de 20,6% em relação a 2019.

Imirante.com, com informações do G1 MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
O Maranhão ficou entre os 19 estados do país que registraram alta no número de assassinatos durante o primeiro quadrimestre de 2020.
O Maranhão ficou entre os 19 estados do país que registraram alta no número de assassinatos durante o primeiro quadrimestre de 2020. (Foto: Divulgação)

MARANHÃO - O Maranhão registrou alta de mortes violentas no primeiro quadrimestre deste ano, mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus. A média foi de 20,6% em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo os dados do índice nacional de homicídio do Monitor da Violência, ferramenta criada pelo G1 que é baseada em dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública (SSP-MA).

O estado registrou 556 mortes violentas nos primeiros quatro meses deste ano. Os registros são de homicídios dolosos (incluindo feminicídios), latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.

O Maranhão ficou entre os 19 estados do país que registraram alta no número de assassinatos durante o período. A média no estado é maior que a nacional, que ficou em 9%.

Segundo o levantamento, em abril deste ano, quando foram foram implementadas medidas de isolamento e distanciamento social mais rígidas no estado, 28 pessoas morreram de forma violenta no estado e em 2019, foram 115 crimes. Com isso, o Maranhão teve um crescimento de 11,3% no número de assassinatos, quando comparado com o mesmo período de 2019.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.