Coronavírus

Flávio Dino requisita administração de leitos em hospitais privados de São Luís e Imperatriz

Decreto do Governo do Maranhão foi publicado neste domingo (10).
Imirante.com, com informações da Secap10/05/2020 às 19h40
Flávio Dino requisita administração de leitos em hospitais privados de São Luís e ImperatrizFlávio Dino, governador do Maranhão. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - O governador Flávio Dino publicou neste domingo (10) decreto de requisição administrativa de leitos privados em São Luís e Imperatriz, com base no artigo 5º, XXV, da Constituição; e nas leis federais 8.080, de 1990, e 13.979, de 2020.

Com isso, todos os hospitais privados da Ilha e de Imperatriz deverão informar quantos leitos têm, quantos são exclusivos para tratar pacientes com coronavírus, quantos estão ocupados e quantos estão livres.

Essas informações devem ser declaradas diariamente. A partir disso, a Secretaria de Estado da Saúde pode, dependendo da situação e da necessidade, utilizar leitos da rede privada.

“Coronavírus deve ser a prioridade de todos, já que infelizmente temos milhares de pessoas doentes no Brasil”, disse o governador.

A medida traz mais eficiência no combate à doença, já que, mesmo com a rede pública estadual maranhense tendo aumentado em cinco vezes a quantidade de leitos para Covid-19, a disponibilidade de leitos de UTI ainda é um desafio a ser superado – não só no estado, como no Brasil todo.

O uso dos leitos implicará o pagamento de indenização aos hospitais privados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.