Coronavírus

Caixa é multada em R$ 1 milhão por aglomerações em quatro agências no Maranhão

O Procon encontrou irregularidades em estabelecimentos bancários durante a pandemia do coronavírus.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
Aglomerações em agências bancárias foram registradas em todo o Maranhão.
Aglomerações em agências bancárias foram registradas em todo o Maranhão. (Foto: Paulo Soares/O Estado)

SÃO LUÍS - O Instituto de Promoção e de Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) multou, na quinta-feira (30), a Caixa Econômica Federal por permitir aglomerações na porta das agências devido ao saque do auxílio emergencial e descumprir medidas do Governo do Maranhão para prevenção ao novo coronavírus (Covid-19). De acordo com o Procon, foram encontradas irregularidades em quatro agências na capital maranhense. As fiscalizações estão sendo feitas em conjunto com a Vigilância Sanitária e a Polícia Militar do Maranhão.

O Procon constatou a falta de organização na entrada das agências, com filas extensas e aglomerações, e essa fiscalização é de responsabilidade da instituição financeira. Além disso, o Procon verificou que algumas medidas, previstas em Decreto Estadual, devem ser adotadas, como balizamento e a organização das filas, distanciamento entre os clientes, uso de equipamentos de proteção individual, higienização periódica de superfícies, disponibilidade de álcool em gel ou água e sabão.

Pelo menos 22 agências da Grande Ilha de São Luís foram autuadas pelo Procon e serão multadas por não apresentarem os cuidados previstos no Decreto Estadual. O órgão também constatou a ausência de horários de funcionamento e do tempo de espera para atendimento, além de caixas eletrônicos desabastecidos.

O Procon relve ainda que as fiscalizações também serão realizadas no interior do Maranhão. Em caso de denúncias, o consumidor deve procurar o site do órgão ou o aplicativo Procon MA, disponível nas plataformas Android ou IOS.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.