Covid-19

Programa de Combate a Epidemias recebe inscrições de pesquisadores até amanhã (30)

Serão disponibilizadas 900 bolsas de pesquisas em até 30 projetos.

Educa Mais Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
Com inscrições abertas no início do mês, o programa é voltado ao enfrentamento da covid-19.
Com inscrições abertas no início do mês, o programa é voltado ao enfrentamento da covid-19. ( Foto: Reprodução / Educa Mais Brasil)

MARANHÃO - Vai até amanhã, dia 30, o prazo para pesquisadores cadastrados em Programas de Pós-Graduação stricto sensu enviarem propostas de pesquisas para o Programa Estratégico Emergencial de Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias, realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Com inscrições abertas no início do mês, o programa é voltado ao enfrentamento da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Cada projeto selecionado receberá um valor de R$ 345 mil para realizar a pesquisa. O investimento total será de R$ 70 milhões. As propostas devem ser enviadas através do Sistema de Inscrição (Sicapes). O planejamento da Capes é de que o resultado será divulgado no dia 29 de maio, com previsão de início das atividades para junho. Os editais podem ser consultados no site da Capes.

Segundo a Capes, serão três editais que oferecerão 900 bolsas de pesquisas de doutorado e pós-doutorado em até 30 projetos. As pesquisas devem contemplar as áreas de epidemiologia, infectologia, microbiologia, imunologia, bioengenharia e bioinformática.

“Os 30 projetos de pesquisa a serem apoiados vão desenvolver, ainda, equipamentos de proteção individual (EPI) para profissionais de saúde, além de tecnologias e mecanismos para monitoramento, mapeamento e controle de surtos, endemias, epidemias e pandemias”, diz a Capes em nota.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.