Coronavírus

Maranhão continua com oito casos confirmados do novo coronavírus; casos suspeitos aumentam

Dados foram divulgados pela Secretaria de Saúde; pacientes estão sendo monitorados pelo CIEVS.
Gustavo Arruda / Imirante.com24/03/2020 às 21h18
Maranhão continua com oito casos confirmados do novo coronavírus; casos suspeitos aumentamCasos confirmados de coronavírus no Maranhão estão sendo monitorados pela SES. (Divulgação)

SÃO LUÍS - A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou, em nota divulgada na noite desta terça-feira (24), que o Maranhão permanece com oito casos confirmados do novo coronavírus (COVID-19) e que 584 casos suspeitos estão sendo acompanhados por equipes do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS).

De acordo com a SES, 774 casos de possível infecção pelo novo coronavírus foram notificados desde o início do monitoramento no Maranhão. Oito casos foram confirmados por laboratório, 182 foram descartados, e 584 estão sendo investigados. Quando analisados os casos notificados de COVID-19, a razão de sexos aponta 458 (59,2%)
casos em mulheres e 316 (40,8%) casos em homens.

Os últimos seis casos de coronavírus no Maranhão foram confirmados pela SES na segunda-feira (23). De acordo com a secretaria, quatro dos seis novos casos tiveram contato com o primeiro paciente confirmado com a COVID-19 no estado. Os contactantes são todos idosos e estão cumprindo isolamento domiciliar conforme protocolo do Plano Estadual de Contingência do Novo Coronavírus. O monitoramento diário do Centro de Informações Estratégicas e Vigilância em Saúde (CIEVS) aponta que os idosos apresentaram sintomas leves.

Um homem de 43 anos, que teve contato com um caso confirmado, e um homem de 57 anos, com histórico de viagem para São Paulo e Salvador, também testaram positivo para coronavírus na segunda-feira. Os pacientes estão sendo monitorados e em isolamento domiciliar.

Atualmente, o Maranhão possui dois Centros de Testagem do Maranhão, localizados na Policlínica Diamante e Viva Beira-Mar. Estes serviços da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) estão recebendo casos suspeitos de COVID-19 para a coleta de material para a realização dos exames laboratoriais e orientações sobre as medidas que devem ser tomadas até o resultado do exame. Os Centros de Testagem funcionam de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.