Campanha de vacinação

Mais de 74 mil pessoas foram vacinadas contra o vírus Influenza em São Luís, informa SEMUS

Campanha foi suspensa no primeiro dia, por causa da alta procura; doses serão repostas pelo Ministério da Saúde.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
Vacinação contra o vírus Influenza está temporariamente suspensa em São Luís.
Vacinação contra o vírus Influenza está temporariamente suspensa em São Luís. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) informou, nesta terça-feira (24), que 74.448 foram imunizadas no primeiro dia da campanha de vacinação contra o vírus Influenza em São Luís. Por causa da alta procura pela vacina, a campanha precisou ser suspensa por falta de doses em unidades de saúde da capital maranhense.

De acordo com a SEMUS, o Ministério da Saúde fará a reposição das doses de vacina contra o vírus Influenza. Em breve, a Secretaria deve informar quando a população deve procurar os postos de vacinação. Na primeira etapa da campanha, foram disponibilizadas 118 postos da vacina, que é destinada inicialmente para crianças entre seis meses e cinco anos, idosos e trabalhadores da saúde.

Na primeira fase da campanha de vacinação, a SEMUS realizou agendamentos de imunização para idosos acamados e pessoas com locomoção reduzida. Mesmo após a suspensão temporária da campanha, a Secretaria informa que as pessoas com agendamentos marcados serão vacinadas.

Campanha suspensa em apenas um dia

A campanha de vacinação contra o vírus influenza em São Luís começou na manhã de segunda-feira (23). Poucas horas depois, internautas denunciaram que as vacinas acabaram em alguns postos de saúde na Cidade Olímpica, na Unidade Mista do Bequimão e na UPA do Vinhais. Pela manhã, várias filas foram registradas nos locais de vacinação.

Na última quarta-feira (18), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) anunciou a antecipação da campanha de vacinação contra o vírus influenza, atendendo a um pedido do Ministério da Saúde, por causa da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) e do surto de H1N1 no Maranhão.

Confira o calendário completo de vacinação contra a Influenza no Maranhão:

Primeira fase (23 de março) – Idosos (60 anos e mais), trabalhadores da saúde e crianças de 6 meses a menores de 6 anos.

Segunda fase (16 de abril) – Professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento e Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Terceira fase (9 de maio) – Gestantes; Puérperas; povos indígenas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.