Saúde

SES antecipa campanha de vacinação contra o vírus influenza no Maranhão

Mais de 2,2 milhões de doses estarão disponíveis; vacina previne contra três tipos de vírus.
Imirante.com18/03/2020 às 20h30
SES antecipa campanha de vacinação contra o vírus influenza no MaranhãoAntecipação da campanha de vacinação atende a pedido do Ministério da Saúde. (Divulgação / Governo do Maranhão)

SÃO LUÍS - A Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES) anunciou, nesta quarta-feira (18), a antecipação da campanha de vacinação contra a Influenza para crianças entre seis meses e cinco anos, idosos e trabalhadores da área da saúde. De acordo com a programação da SES, a campanha começa na próxima segunda-feira (23) e tem como meta a vacinação de pelo menos 90% dos grupos prioritários.

As vacinas contra a Influenza serão disponibilizadas em postos de saúde de todo o Maranhão e já começaram a ser distribuídas nas 18 Unidades Regionais de Saúde (URS). A SES informa que mais de 2,2 milhões de doses estarão disponíveis para a população.

A vacina previne contra três tipos de vírus Influenza, sendo dois do tipo A (H1N1 e H3N2) e um do tipo B. Em boletim divulgado na última sexta-feira (13), a SES informou que o Maranhão tinha 15 casos de Influenza A (H1N1), sendo que uma criança de dois anos morreu no último dia 11.

O pedido de antecipação da campanha de vacinação contra a Influenza no Maranhão foi feito pelo Ministério da Saúde. Pessoas que apresentam fatores ou condições de risco, como crianças, gestantes, idosos, portadores de doenças crônicas e outras condições especiais podem ter agravamento dos casos em caso de infecção pela doença.

A SES recomenda ainda que, em caso de doenças com febre, a vacinação seja adiada até que o paciente seja curado, para não atribuir à vacina as manifestações da doença.

Confira o calendário completo de vacinação contra a Influenza no Maranhão:

Primeira fase (23 de março) – Idosos (60 anos e mais), trabalhadores da saúde e crianças de 6 meses a menores de 6 anos.

Segunda fase (16 de abril) – Professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento e Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Terceira fase (9 de maio) – Gestantes; Puérperas; povos indígenas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.