Segundo Ministério da Saúde

Há, oficialmente, seis casos suspeitos de coronavírus no Maranhão

As informações são do Ministério da Saúde, divulgadas nesta quarta-feira (11).

Imirante.com, com informações da Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
A informação foi dada pelo ministro da Saúde, Henrique Mandetta.
A informação foi dada pelo ministro da Saúde, Henrique Mandetta. (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

SÃO LUÍS – Nesta quarta-feira (11), o Ministério da Saúde oficializou mais quatro casos suspeitos do novo coronavírus no Maranhão.

Leia também: Ministério da Saúde oficializa dois casos suspeitos de coronavírus no Maranhão

Organização Mundial da Saúde declara pandemia de coronavírus

Com a atualização dos dados, o Estado passa a ter, oficialmente, seis casos suspeitos e dois descartados. O Ministério não deu detalhes sobre os pacientes que estão em investigação. A SES aguarda resultados de exames para confirmar ou descartar os casos.

Apesar de o Ministério ter oficializado seis casos como suspeito, a Secretaria de Estado de Saúde do Maranhão (SES), informou, nessa terça (10), que há oito casos em investigação no Estado.

O número de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil subiu para 37. O dado foi divulgado pelo Ministério da Saúde hoje (11). O balanço registra três novos casos em relação ao divulgado ontem (10), quando foram contabilizados 34 casos.

Entre os novos casos confirmados foram identificados um novo no Rio Grande do Sul e dois novos no Rio de Janeiro. No total, São Paulo concentra a maioria das pessoas infectadas (19), seguido de Rio de Janeiro (10), Bahia e Rio Grande do Sul (2) e Alagoas, Espírito Santo, Minas Gerais e Brasília (um caso em cada). Em Brasília, no entanto, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal confirmou um segundo caso. Trata-se do marido da primeira paciente confirmada em Brasília.

Os casos suspeitos ficaram em 876, um pouco abaixo do total registrados ontem (893). Já os casos descartados somaram 880. A taxa de letalidade (a proporção de mortes em decorrência do vírus pelo número de casos) está em 3,4%.

No panorama global, o número de casos continua subindo. Segundo dados da Universidade Johns Hopkins, que monitora o novo coronavírus em parceria com institutos e ministérios de saúde de diversos países, 121.564 pessoas foram diagnosticadas com Covid-19. O número de mortes, no momento da reportagem, é de 4.373. O número de pessoas que não apresentam mais sintomas após terem sido diagnosticadas - portanto, consideradas curadas - está em 66.239.

Foco nos idosos

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou hoje (11) ao divulgar boletim de atualização sobre o novo coronavírus que o foco das ações está em "proteger idosos e pessoas com saúde debilitada, principal grupo de risco do coronavírus". De acordo com os dados mais recentes, o país tem agora 37 dados confirmados de infecção pelo Covid-19.

Medidas no Congresso

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, afirmou na abertura da sessão que o Congresso adotará medidas sanitárias para prevenir a disseminação do coronavírus.

Pandemia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, há pouco, que o novo coronavírus agora é classificado como pandemia, o que altera o protocolo de ação de países signatários da organização.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.