Processo Seletivo 2020

IFMA divulga resultado final; matrículas começam a partir desta segunda-feira (3)

Candidatos aprovados deverão efetuar a matrícula de 3 a 7 de fevereiro de 2019.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h09
Cada candidato aprovado deve se dirigir ao Campus em que foi selecionado para realizar a matrícula.
Cada candidato aprovado deve se dirigir ao Campus em que foi selecionado para realizar a matrícula. (Foto: Divulgação)

MARANHÃO - O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) divulgou o resultado final do Processo Seletivo 2020 aos cursos técnicos de nível médio.

Os candidatos aprovados deverão efetuar a matrícula nos campi de 3 a 7 de fevereiro, das 8h às 12h e das 14h às 17h. A documentação exigida está disponível no item 11 do edital de abertura do seletivo.

Acesse a lista de aprovados aqui.

Sobre o seletivo

Em cada curso, 50% das vagas foram destinadas aos candidatos egressos de escola pública. Dessas vagas, metade foram reservadas aos candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita (R$ 1.497,00); e a outra metade reservada aos candidatos com renda familiar bruta superior a um salário mínimo e meio per capita (R$ 1.497,00).

Das vagas de cada grupo, 77% delas foram reservadas para os que se declararem pretos, pardos e indígenas. Conforme o sistema de cotas, a porcentagem aplicada para pretos, pardos e indígenas deve seguir os dados do censo do IBGE. Realizado em 2010, o último censo informa que esse índice populacional no Maranhão é de 77%.

A autodeclaração dos candidatos pretos e pardos foi confirmada mediante procedimento de heteroidentificação, que é a confirmação, por meio de uma banca, de que a autodeclaração do candidato é verdadeira, para evitar fraudes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.