Retrospectiva 2019

Relembre os fatos que marcaram o mês de setembro no Maranhão

Vários casos repercutiram no Estado como assaltos, acidentes e homicídios.

Imirante.com

Atualizada em 31/03/2022 às 12h13

SÃO LUÍS – O mês de setembro foi marcado por acidentes, homicídios, assaltos, entre outros acontecimentos que afetaram a vida dos maranhenses.

No início do mês, a Polícia Civil do Maranhão conseguiu prender um dos acusados de participar do assalto que resultou na morte da jovem Mikaelly Rodrigues, de 18 anos, que pulou de uma van durante um assalto na Estrada de Ribamar. Sebastião dos Santos foi preso e alegou que, quando desceu da van após o assalto, Mikaelly ainda estava dentro do veículo.

Outro caso que repercutiu no Maranhão foi do cabo da Polícia Militar Tarcísio Henrique Nascimento, que estava trabalhando como motorista de aplicativo de transporte, quando foi baleado durante um assalto praticado por criminosos que se passaram por passageiros, em São Luís. Algumas horas depois da tentativa de latrocínio, a polícia identificou e localizou os dois suspeitos e praticar crime. Um deles, identificado como Jeferson Corrêa, morreu em troca de tiros com a polícia. O segundo, identificado como Elexassandro dos Anjos Rodrigues, foi preso.

E o motorista de secretário-adjunto do governo do Estado do Maranhão foi morto a tiros no bairro do Calhau, em São Luís. Luiz Henrique Melo de Matos era motorista de Ednaldo Neves (PCdoB), adjunto da Secap. Segundo a polícia, Luis Henrique estava dentro de um carro, quando foi abordado pelos assassinos.

Um carro desgovernado matou cinco pessoas no bairro do Jaracati, em São Luís. / Foto: Divulgação.
Um carro desgovernado matou cinco pessoas no bairro do Jaracati, em São Luís. / Foto: Divulgação.

Um fato que causou grande comoção no Maranhão foi o acidente com carro desgovernado que matou cinco pessoas no bairro do Jaracati, em São Luís. O motorista, que apresentava sinais de embriaguez, perdeu o controle do veículo na Ponte Bandeira Tribuzzi, em seguida, saiu da pista, capotou e despencou matando quatro pessoas no local e deixando mais quatro feridas. Sendo que uma das quatro feridas morreu, depois, no hospital.

Outro caso de grande repercussão foi da prisão do vereador Astro de Ogum, após a polícia encontrar na residência dele uma arma de fogo durante operação. Na operação policial, outros dois assessores do vereador foram presos em cumprimento a mandados de prisão,suspeitos de envolvimento com os crimes de pedofilia e extorsão. As prisões foram feitas após um adolescente afirmar ter sido obrigado a manter relações sexuais com Astro de Ogum. No mesmo dia, após pagar fiança, o vereador Astro de Ogum foi solto.

Também em setembro, uma megaoperação prendeu 14 pessoas, acusadas de integrarem uma quadrilha comandada por detento em São Luís. Ainda no campo policial, foi desfalcada uma associação criminosa que praticava "saidinha bancária" na capital maranhense. E em Imperatriz, foi preso o integrante de uma quadrilha que deu prejuízo de mais de R$ 1 milhão a instituições financeiras.

Um vídeo chamou atenção ao mostrar uma soldado da Polícia Militar sendo atropelada dentro de um condomínio, em São Luís. O atropelamento foi registrado por uma câmera de segurança do condomínio. Outro caso registrado em vídeo foi o assalto que resultou na morte de um policial militar em Imperatriz. O PM Wanderson Monteiro, que estava de folga, fazia um trabalho extra como segurança de uma loja. Dois criminosos entraram no local e anunciaram um assalto, o policial militar reagiu, no intuito de proteger o estabelecimento, quando foi alvejado com um tiro na cabeça.

E a polícia prendeu os acusados de envolvimento na morte de empresário goiano no Maranhão. Edvalto Antonio Rodrigues, de Anápolis (Goiás), foi assassinado e teve o corpo queimado no município de Buriticupu, no Maranhão. Em Açailândia, um homem confessou ter matado um travesti para não ter relações sexuais com a vítima. Após matar Valquíria, Ronaldo Pires matou uma segunda pessoa para não deixar testemunhas.

Na Mira

No entretenimento, o mês de setembro teve um destaque especial no campo da moda! As gêmeas maranhenses Yacy e Yara Sá ganharam destaque na revista Marie Claire e compartillharam a trajetória que percorreram para alcançar sua primeira capa de revista e conquistar espaço como modelos.

E por falar nas belezas vindas de São Luís, o mês também foi de comemoração pelos 407 anos da cidade. Anos de muitas histórias e tradições que foram relembradas através de um programa especial produzido pela TV Mirante para todo o Estado e, além disso, shows com artistas especiais como Alcione e César Nascimento onde os ludovicenses pudessem cantar o orgulho de viver na Ilha do Amor!

Gêmeas Yacy e Yara, Paolla Oliveira e Paloma Bernardi foram destaque em setembro. Foto: Reprodução.
Gêmeas Yacy e Yara, Paolla Oliveira e Paloma Bernardi foram destaque em setembro. Foto: Reprodução.

Já nas telinhas da televisão, enquanto o Brasil inteiro acompanhava o desenrolar da trama de A Dona do Pedaço, os maranhenses vibraram com a aparição de Vivi Guedes (personagem de Paolla Oliveira) utilizando o chapéu do Boi de Maracanã em um dos capítulos da novela das 21h!

Contudo, Paolla não foi a única atriz global a ter contato com a nossa cultura. Isso porque Paloma Bernardi elegeu as terras maranhenses como destino para aproveitar os dias de folga e visitar diversos pontos turísticos de São Luís junto com sua tia.

Sampaio Corrêa conquistou acesso à Série B em setembro. (Foto: Biné Morais / O ESTADO)
Sampaio Corrêa conquistou acesso à Série B em setembro. (Foto: Biné Morais / O ESTADO)

Esporte

O mês de setembro foi especial e histórico para o torcedor do Sampaio Corrêa, que garantiu acesso à Série B após derrotar o São José nas quartas de final da Série C e se classificou para a decisão da Terceirona depois de duas vitórias sobre o Confiança. O Imperatriz também teve a chance do acesso, mas foi goleado pelo Juventude e ficou no quase. Também em setembro, o Cavalo de Aço conheceu seus primeiros rivais na Copa do Nordeste. Sem jogos para o restante da temporada, o Moto Club completou 82 anos, fez mudanças na gerência de futebol e foi campeão estadual Sub-19. Enquanto isso, o Maranhão Atlético negou a existência de uma parceria com a Red Bull, e o Estádio Nhozinho Santos avançava em suas obras. Todos esses temas foram debatidos pela equipe de comentaristas da Liga O Estado.

No futebol nacional, setembro foi marcado pelo Flamengo se consolidando na liderança do Campeonato Brasileiro e pelo Athletico conquistando a Copa do Brasil pela primeira vez. O mês também contou com demissões em massa de treinadores: Rogério Ceni, Oswaldo de Oliveira, Zé Ricardo, Cuca e Felipão deixaram seus empregos. Também em setembro, o prêmio Fifa consagrou Lionel Messi e Megan Rapinoe como melhores do mundo, e a mãe brasileira que narra jogos para filho deficiente visual também foi premiada no evento. A seleção brasileira, por sua vez, perdeu amistoso para o Peru, e o maranhense Elkeson, agora Ai Kesen, fez dois gols em sua estreia pela China.

O mês de setembro também contou com grandes conquistas para o esporte maranhense. Marcelo Medeiros faturou o tricampeonato dos quadriciclos no Rally dos Sertões, as judocas maranhenses Adryelly Pinheiro e Izabelle Oliveira conquistaram medalhas no Brasileiro Sub-21, e a skatista Rayssa Leal sagrou-se vice campeã mundial, se aproximando de vaga na Olimpíada.

Em outros esportes, o destaque do mês foi a participação do Brasil nos Jogos Parapan-Americanos, conquistando 308 medalhas. No basquete, o Brasil caiu na segunda fase do Mundial masculino, que foi vencido pela Espanha, enquanto a seleção feminina conquistou a medalha de bronze na Copa América, e Raphaella Monteiro, do Sampaio, foi eleita para a seleção ideal da temporada 2019 da LBF.

Setembro também teve alguns fatos tristes no mundo esportivo. O filho do ex-jogador Cafu sofreu um infarto e morreu, o judoca Gabriel Adriano foi encontrado morto dentro de uma piscina em Curitiba, a torcedora iraniana Sahar Khodayari faleceu após atear fogo no próprio corpo em protesto por ida das mulheres aos estádios, e o ex-goleiro motense Bacabal morreu aos 91 anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.