Ressocialização

Uema promove programa de educação a distância para presos

O programa visa desenvolver competências digitais para uma cidadania ativa dos internos do sistema carcerário maranhense.

Divulgação/Uema

Atualizada em 27/03/2022 às 11h09
A formação será em conjunto com a Universidade Aberta do Porto, de Portugal, com o apoio da plataforma digital  ON@PRIS, que integra o campus digital EDUCONLINE@PRIS.
A formação será em conjunto com a Universidade Aberta do Porto, de Portugal, com o apoio da plataforma digital ON@PRIS, que integra o campus digital EDUCONLINE@PRIS. (Foto: Divulgação/Uema)

SÃO LUÍS - A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e a UEMAnet, em parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), dará início em abril de 2020 ao primeiro programa de formação para apenados mulheres e homens.

A formação será em conjunto com a Universidade Aberta do Porto, de Portugal, com o apoio da plataforma digital ON@PRIS, que integra o campus digital EDUCONLINE@PRIS.

“O objetivo desse programa é ir além do acesso seguro a cursos conferentes de grau acadêmico e de extensão universitária. A maior meta a ser alcançada com a criação da EDUCONLINE@PRIS é promover a inclusão digital através do uso das tecnologias de informação, comunicação e capacitar os destinatários para o empreendedorismo e mecanismos de criação de autoemprego, enquanto instrumentos de inclusão social”, ressalta a coordenadora geral da UEMAnet Ilka Serra.

O programa visa desenvolver competências digitais para uma cidadania ativa dos internos do sistema carcerário maranhense. E, assim, garantir o direito de acesso à educação que todo cidadão tem, no cumprimento do respeito pelos direitos humanos dos indivíduos, privados ou não de liberdade.

“Todo material utilizado no programa é produzido por especialistas da Universidade Aberta do Porto com grande experiência na área. As aulas serão coordenadas pelo Uemanet com o uso da sua infraestrutura tecnológicas e com a participação de tutores que serão selecionados para essas formações,”conclui a coordenadora.

A UEMA oferece, desde 2017, em sua plataforma de educação cursos de formação em parceria com a Seap, mas esta é a primeira experiência no Maranhão envolvendo as duas universidades e a Seap. As aulas serão semipresenciais e cada curso terá a duração em média de dois ou três meses.

Os cursos oferecidos são:

- Cidadania Ativa e Participação;

- Literacia Financeira e Empreendedorismo;

- Literacia para a Saúde;

- Competências para a comunicação e a relação humana e Competência e cidadania digital

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.