Paes 2020

UEMA realiza última etapa do vestibular neste domingo (24)

Esta etapa é constituída de 12 (doze) questões analítico-discursivas.

Imirante.com, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h10
A prova desta última etapa terá início às 13h e encerrará às 18h (horário local).
A prova desta última etapa terá início às 13h e encerrará às 18h (horário local). (Foto: Rafael Carvalho)

MARANHÃO - Mais de 16.700 pessoas seguem na disputa pelas 4.030 vagas ofertadas pela UEMA e 910 vagas pela UEMASul. Consulte o novo local de prova aqui.

Neste domingo (24), a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realiza a segunda etapa do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES 2020). 16.787 candidatos foram classificados para a segunda etapa do vestibular da UEMA.

A prova desta última etapa terá início às 13h e encerrará às 18h (horário local). Os portões serão abertos às 12h. O candidato deve chegar com, no mínimo, 1 hora de antecedência.

Esta etapa é constituída de 12 (doze) questões analítico-discursivas, abrangendo conteúdos programáticos de 2 (dois) componentes curriculares que integram o ensino médio, específicos por curso; e uma redação, segundo as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s.

A prova será aplicada nas seguintes cidades: São Luís, Colinas, Caxias, São João dos Patos, Bacabal, Barra do Corda, Balsas, Codó, Santa Inês, Coelho Neto, Timon, Pinheiro, Grajaú, Presidente Dutra, Lago da Pedra, Pedreiras, Zé Doca, Coroatá, Itapecuru-Mirim e São Bento. Já as provas da UemaSul acontecerão nos municípios de Imperatriz, Açailândia e Estreito.

Documentos

Consideram-se como documentos válidos para identificação do candidato no dia da prova: cédulas de identidade (RG) expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pela Polícia Federal; identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros; identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenham validade como documento de identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social, emitida após 27 de janeiro de 1997; Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei n.º 9.503, de 23 de setembro de 1997.

O candidato impossibilitado de apresentar o documento de identificação original com foto nos dias de aplicação do seletivo, por motivo de extravio, perda, furto ou roubo, poderá realizar as provas, desde que:

a) apresente o Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial em, no máximo, noventa dias antes da primeira etapa de aplicação da prova;

b) submeta-se à identificação especial, que compreende a coleta de dados e a assinatura do candidato em formulário próprio.

O que o candidato NÃO pode fazer sob pena de eliminação?

a) Realizar qualquer espécie de consulta ou comunicar-se com outros candidatos durante o período das provas.

b) Portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, iPods®, pen drives, wi-drive, mp3 ou similar, gravadores, relógios analógicos, digitais ou watch ou smartwatch (com ou sem sistema operacional), alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.

c) Utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira, gorro, bandana, turbante ou similares.

d) Portar e estar de posse de armas de qualquer espécie, exceto aqueles que detenham autorização para o respectivo porte.

e) Ausentar-se em definitivo da sala de provas antes de decorridas duas horas do início das provas.

Cursos mais concorridos

O curso mais concorrido do PAES 2020 é o Curso de Formação de Oficiais – Bacharelado em Segurança Pública – CFO- PMMA (Feminino), com 432 candidatas por vaga. Outro curso que está entre os mais disputados é Medicina do Campus Caxias, com 205,55 candidatos por vaga no sistema universal.

UemaSul

Excepcionalmente, o PAES 2020 abrangerá a seleção dos candidatos às vagas disponíveis dos cursos da área de atuação da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL, em decorrência de ajuste consolidado por meio do Acordo de Cooperação Técnica n.º 01/2019 entre as Instituições de Ensino Superior.

Para a UEMASul a novidade é que estão sendo ofertadas 40 vagas para o Curso de Medicina – Campus Imperatriz, além de vagas para Engenharia Agronômica Bacharelado, Ciências Naturais e Letras – Campus Estreito.

Resultado Final

O resultado final do Processo Seletivo de Acesso a Educação Superior da UEMA está previsto para ser divulgado em meados de janeiro de 2020.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.