No Maranhão

Novas soluções tecnológicas para a agricultura familiar são tema de curso

Os cursos serão realizados pela Embrapa Cocais no dias 8, 9 e 10 nos municípios de Alto Alegre, Arari e Itapecuru-Mirim, respectivamente.
Imirante.com, com informações da Embrapa08/10/2019 às 06h33
Novas soluções tecnológicas para a agricultura familiar são tema de cursoOs cursos serão sobre Manejo integrado do Consórcio Rotacionado para Inovação na Agricultura Familiar (CRIAF). (Foto: divulgação)

MARANHÃO - A Embrapa Cocais irá realizar, no próximos dias 8, 9 e 10 em três municípios maranhenses (respectivamente, Alto Alegre, Arari e Itapecuru-Mirim), cursos sobre Manejo integrado do Consórcio Rotacionado para Inovação na Agricultura Familiar (CRIAF). Os treinamentos serão realizados durante todo o dia, com carga horária de 8hs, e é dirigido a agricultores, estudantes, instrutores e assistentes técnicos que atuam no desenvolvimento da agricultura familiar no Maranhão, com ênfase na cultura da mandioca.

A capacitação faz parte do projeto “Tecnologias para o fortalecimento da produção sustentável de mandioca por produtores familiares na Amazônia- MandioTec, que tem o objetivo de promover a apropriação de tecnologias e conhecimentos para o aumento da produtividade e renda da mandioca, com agregação de valor aos produtos derivados e produzidos na região Amazônica. A iniciativa compõe o Projeto Integrado da Amazônia, executado com recursos do Fundo Amazônia, operacionalizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Segundo o pesquisador José de Ribamar Veloso, um dos coordenadores do curso, as atividades do Mandiotec visam ainda disponibilizar conhecimentos sobre estratégias diferenciadas de manejo e conservação do solo como alternativa ao sistema tradicional da agricultura na Amazônia (sistema de derruba e queima). “Esse esforço é para agregar valor à mandioca, melhorar a renda e a qualidade de vida dos produtores rurais e ainda diminuir a abertura de novas áreas e a pressão pela floresta”, explica.

Na programação, estão as palestras “Manejo da cultura do arroz – Desafios, tendências e soluções para obtenção de altas produtividades no Maranhão”, “CRIAF – Consórcio Rotacionado para Inovação na Agricultura Familiar” e “Transferência de tecnologia e extensão Rural – Oportunidades para promoção do desenvolvimento regional”, a serem ministradas por Carlos Santiago, e “A cadeia produtiva da mandioca”, por José de Ribamar Costa Veloso, ambos da Embrapa Cocais.

“O nosso objetivo é atualizar produtores familiares, estudantes, técnicos e profissionais ligados à assistência técnica para a agricultura familiar sobre as novas soluções tecnológicas de manejo do Consórcio Rotacionado para Inovação na Agricultura Familiar, o CRIAF, com as culturas alimentares do arroz, feijão, milho e mandioca no Maranhão”, diz Carlos Santiago, analista da Embrapa Cocais também responsável pela coordenação dos treinamentos.

Segundo explica Santiago, o CRIAF permite organizar a diversificação produtiva da família em faixas, separando as culturas cultivadas de forma que não haja competição entre elas por nutrientes, água, luz e espaço. A metodologia preconiza a implantação de Unidades de Referência Tecnológica e Construção de Conhecimentos – URTs nas comunidades selecionadas pela prefeitura local, com ênfase na utilização de variedades em uso na região. Os técnicos locais repassam ao pequeno produtor técnicas de manejo do solo, manejo de pragas e doenças, fertilidade e arranjos espaciais, permitindo o uso mais eficiente da terra com sustentabilidade, conservação e manejo adequados do solo. “A adoção do CRIAF propicia a redução da carga de trabalho e do desmatamento, amplia a capacidade de produção por unidade de área e confere mais segurança alimentar e renda para a agricultura familiar”, resume os benefícios.

Fique de olho no calendário. local e horário:

- dia 08/10, em Alto Alegre do Maranhão, das 8hs às 17hs, no auditório da secretaria da Educação;

- dia 09/10, em Arari acontece, das 8hs às 17hs, na Estação do Conhecimento; e

- dia 10/10, em Itapecuru Mirim, das 8hs às 17hs, na Comunidade Vila 17 de Abril no PA Cristina Alves.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.