Cultura

Zelinda Lima lança livro de memórias do bumba-meu-boi

Esse é o sétimo livro da carreira da escritora e pesquisadora.

Imirante.com

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h11
A obra é fruto de memórias da autora gravadas pela poeta Aurora Almeida.
A obra é fruto de memórias da autora gravadas pela poeta Aurora Almeida. (Foto: Zelinda Lima / Escritora)


Às vésperas de completar 94 anos de idade a pesquisadora Zelinda Lima, entusiasta “das coisas e das gentes do Maranhão”, lança seu sétimo livro, O bumba meu boi como conheci. Com projeto gráfico do artista Claudio Lima, a obra ganhou um ambiente que transporta os leitores para o universo mágico da brincadeira junina. A sessão de autógrafos está marcada para esta terça, 8, às 19h, na Sala Sesc de Exposições do Condomínio Fecomércio.

A obra é fruto de memórias da autora gravadas pela poeta Aurora Almeida durante muitas sessões durante cafés de fim de tarde. “Esse livro é a realização de um sonho e seu sentido está em deixar para os mais jovens histórias que vivi, e que graças ao apoio de tanta gente, agora tenho a alegria de compartilhar”, afirma Zelinda Lima.
Personagens, toadas, vestimentas e rituais – muitos deles extintos pelo tempo – são apresentados por Zelinda Lima de forma lúdica e didática, o que torna O Bumba meu Boi Como Conheci uma obra para todas as idades.

Os filhos ajudaram a dar forma ao conteúdo gravado, o que foi também uma oportunidade de reviver muitos fatos e personagens que povoaram sua infância e juventude. “Para nós que vivemos parte das histórias narradas, esse livro é uma deliciosa volta no tempo e no espaço e um reencontro prazeroso com pessoas queridas que já não estão entre nós”, conta Deborah Baesse, filha caçula. “Meu pai, Carlos de Lima, Seu Lauro, Seu Leonardo, Seu Apolônio, Humberto de Maracanã, Tabaco, Coxinho e tantos outros seres de luz que forjaram tudo o que cada um de nós é hoje em dia”, completa.
A publicação foi viabilizada com apoio do SESC Maranhão e, além da colaboração da amiga e escritora Aurora Almeida, contou com a participação dos seus cinco filhos na produção.

A dama do folclore do MA

Com uma vida dedicada à cultura popular, Zelinda Lima se destaca pela participação efetiva na consolidação de políticas públicas voltadas à preservação do patrimônio cultural e arquitetônico do Maranhão. Suas obras publicadas são contribuições preciosas para o estudo e o registro do rico e variado folclore maranhense.
Entre seus livros mais importantes estão Pecados da Gula, A Fé do Povo e Coleção Azulejaria do MA. Ao lado do marido, o historiador Carlos de Lima, já falecido, sempre trabalhou para divulgar e valorizar as riquezas que fazem do Maranhão uma referência cultural.

Serviço

O QUÊ: Lançamento do Livro O Bumba-meu-Boi como Conheci, da pesquisadora Zelinda Lima
QUANDO: Terça, 8, às 19h
ONDE: Sala SESC de Exposições – Condomínio Fecomércio SESC SENAC – Av. dos Holandeses s/n (em frente ao Hotel Ibis)
QUANTO: R$ 30,00

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.