Premiação

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Fapema 2019

As inscrições online podem ser realizadas no site da instituição até o dia 23 de agosto.

Imirante.com, com informações da Fapema

Atualizada em 27/03/2022 às 11h11
Prêmio Fapema tem como objetivo valorizar e reconhecer ações inovadoras e relevantes de pesquisadores com atuação de destaque no Estado.
Prêmio Fapema tem como objetivo valorizar e reconhecer ações inovadoras e relevantes de pesquisadores com atuação de destaque no Estado. (Foto: divulgação)

MARANHÃO - A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) lançou nessa semana o edital Prêmio Fapema Terezinha Rêgo 2019. As inscrições online podem ser realizadas no site da instituição até o dia 23 de agosto.

Considerada uma das mais importantes premiações científicas do Norte-Nordeste, o Prêmio Fapema tem como objetivo valorizar e reconhecer ações inovadoras e relevantes de pesquisadores, inventores e profissionais de comunicação com atuação de destaque no Estado. Podem concorrer estudantes do ensino médio, técnico, graduação, pós-graduação, mestres, doutores, pesquisadores, inventores e profissionais graduados em Comunicação Social.

Em sua 15ª edição, o prêmio homenageia a professora Terezinha de Jesus Almeida Silva Rêgo, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Farmacêutica e Bioquímica, com doutorado em Botânica pela Universidade de São Paulo (USP), Terezinha Rêgo, aos 85 anos de idade, segue sua dedicação à pesquisa científica, à frente do Herbário Ártico Seabra. “Trata-se do reconhecimento do trabalho pioneiro, iniciado há mais de cinquenta anos, no âmbito da fitoterapia”, afirmou o diretor presidente da Fapema e professor do IFMA, André Santos.

Premiação

Os vencedores do prêmio, em cada categoria, serão conhecidos na cerimônia de premiação, no dia 05 de dezembro, que acontecerá no Teatro Arthur Azevedo, na capital maranhense. Os ganhadores receberão diploma e troféu oficial do concurso. O Governo do Estado do Maranhão destinou, ainda, recursos da ordem de R$ 200 mil para a premiação em dinheiro, a ser distribuído de acordo com a categoria e modalidade.

Estão previstas 50 premiações atribuídas às categorias Pesquisador Júnior, Jovem Cientista, Dissertação de Mestrado, Tese de Doutorado, Pesquisador Sênior, Jornalismo Científico, Desenvolvimento Humano, Inovação Tecnológica, Popvídeo Ciências e Prêmio Especial Fapema.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.