Educa Mais Brasil

Trabalhar com desenho é rentável; saiba mais

Muito além de atividade infantil, desenhar é base para profissões importantes.

Educa Mais Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h13
O desenho que antes era visto como atividade de crianças, hoje é uma atividade rentável.
O desenho que antes era visto como atividade de crianças, hoje é uma atividade rentável. ( Foto: Divulgação)

MARANHÃO - Saber desenhar é um dom. A arte de desenhar é uma forma do profissional se expressar, se comunicar, de criar e interpretar algo através de desenhos. Apesar de ser imprescindível, já que tudo o que é feito atualmente pela sociedade passa pela fase do desenho, a profissão desenhista não é regulamentada. Ao longo da história, muitos desenhistas foram revelados, como Leonardo Da Vinci, conhecido como um dos maiores desenhistas e pintores da história da profissão. Outros desenhistas ficaram conhecidos, inclusive brasileiros.

O desenho que antes era visto como atividade de crianças, hoje é uma atividade rentável. Muitas profissões atuais tem como base o desenho. O design de joias e artesão Luís França, conhecido no mundo da ourivesaria como @omagodosmetais, ressalta a importância dessa arte para o desenvolvimento dos trabalhos. “Sem o desenho não há joia. Todo o projeto para a confecção de uma peça parte de um desenho específico. Então, é o começo de toda e qualquer produção artesanal. É muito difícil iniciar um trabalho livre, sem uma referência”, afirma artesão.

No mercado há treze anos, o artesão revela que, ao realizar um trabalho proposto através do desenho, busca superar não somente as expectativas do cliente, mas as dele também. “Eu fico muito feliz e satisfeito quando consigo executar com maestria um desenho, uma arte, um esboço deixado pelo cliente. Nada melhor do que ver um sonho sair do papel, sendo materializado numa joia de uma maneira que surpreenda, não só ao cliente mas o artista também”, conclui.

Trabalhar com arte não é fácil e, além da criatividade, é cobrado do profissional uma boa interpretação de texto, já que muitas vezes ele precisará criar algo baseando-se no que foi escrito e pensado por seus clientes. Durante a etapa do processo criativo, é preciso expressar melhor as ideias propostas através do desenho.

“A relação do desenho com o profissional de designer de interiores é muito grande e indispensável em qualquer circunstância. Na parte criativa e na técnica, que são obrigatórias, muitas vezes através da fala não conseguimos expressar nossas ideias, por isso, um esboço em um papel ou até mesmo no computador faz com que a gente consiga clarear a mente”, explica a designer de interiores Desirée Lisboa.

Conheça algumas profissões que tem como base o desenho:

Arquitetura e Urbanismo

A arte de organizar, projetar e implementar espaços, sejam eles internos ou externos, baseado na estética e na funcionalidade, isso é arquitetura. A graduação em arquitetura e urbanismo dura, em média, cinco anos e o estudante aprende a fazer planta das construções e a desenhar o interior delas. Aprende a criar objetos e logotipos. A formação possui diversas disciplinas ligadas ao desenho, como urbanismo, desenho arquitetônico e geometria gráfica. É uma graduação voltada para quem tem criatividade e interesse em desenvolvimento urbano.

Designer de Interiores

Com o objetivo de preparar o profissional para ter habilidades em arranjar e planejar ambientes de acordo com os padrões de funcionalidade e estética, o curso de design de interiores pode ser encontrada em duas modalidades de ensino superior, tecnólogo ou bacharelado. O estudante dessa área aprende a planejar como ficará o interior de um ambiente com objetos, iluminação e acabamento. Grande parte da sua carga horária é destinada a matérias práticas ligadas ao desenho, como perspectiva prática e desenho arquitetônico.

Designer Gráfico

O estudante que optar pela graduação em designer gráfico precisará de talento para desenhar, criatividade, conhecimento em software de desenho e edição e paixão pela profissão. A graduação pode ser encontrada em duas modalidades de ensino superior, tecnólogo ou bacharelado. O estudante aprende a usar suas habilidades

artísticas para criar elementos visuais usados em logotipos, anúncios, layouts de revistas, sites, folhetos e outros materiais gráficos.

Designer de Joias

Um designer de joias cria e produz peças únicas utilizando metais nobres como o ouro, a prata e pedras preciosas. Para criar produtos exclusivos e ao gosto do cliente, o profissional precisa ter como base o desenho. Muitas vezes o cliente disponibiliza o desenho e a partir disso o designer produz a peça. O profissional nessa área precisa ser criativo para apresentar novas ideias e ter habilidade para trabalhar com ferramentas e metais.

Desenhista Industrial

Muitas coisas ao nosso redor são desenhadas por alguém. Geralmente, o profissional que faz esse trabalho é um designer ou desenhista industrial. Além de criar a estética visual do produto, o profissional precisa de criatividade para inventar peças que atendam a funcionalidade e custo e que seja de fácil manuseio. O estudante dessa área aprende a fazer desde o esboço de um produto até os protótipos físicos. A graduação na área pode ser feita de forma presencial ou à distância e tem duração média de quatro anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.