Educa Mais Brasil

Enem 2019: prazo para solicitar isenção encerra hoje

O resultado será divulgado em 17 de abril.

Educa Mais Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h13
Na edição passada, foram registrados 3.521.181 participantes isentos.
Na edição passada, foram registrados 3.521.181 participantes isentos. ( Foto: Divulgação)

MARANHÃO - O prazo para solicitar a isenção de taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 termina hoje (10). Os estudantes interessados devem acessar a Página do Participante para realizar o procedimento. O resultado está previsto a ser divulgado no dia 17 de abril e quem não for contemplado pode interpor recursos entre os dias 22 e 26 do respectivo mês.

Na edição passada, foram registrados 3.521.181 participantes isentos – entre pessoas que fizeram a solicitação no site do MEC e os concluintes do Ensino Médio da rede pública que, excepcionalmente na respectiva edição, foram liberados do pagamento automaticamente. O número representou 63,8% e foi o menor nas últimas cinco aplicações.

A prova é considerada o maior vestibular do país devido às possibilidades que são abertas para os estudantes que alcançaram uma boa nota do Enem. Entre as oportunidades, estão o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que é o principal foco uma vez que viabiliza o ingresso em universidades, faculdades e institutos públicos de ensino brasileiros.

Além dele, os estudantes podem contar com o Programa Universidade para Todos (Prouni) oferece bolsas de estudo em caráter integral, com 100% de desconto na mensalidade, e parcial, com 50% de desconto. Além da nota no exame, são considerados critérios para distribuição das bolsas a renda familiar mensal de cada participante. Já o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), permite que os estudantes contratem financiamento a juros zero ou por meio de instituições financeiras.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.