Educa Mais Brasil

Sisu: mais de 4 mil vagas estão sendo ofertadas no Maranhão

As inscrições podem ser feitas até sexta-feira (25).

Educa Mais Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h14
Para realizar a inscrição, os candidatos interessados devem acessar o site do programa.
Para realizar a inscrição, os candidatos interessados devem acessar o site do programa. ( Foto: Divulgação)

MARANHÃO - O Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2019) abriu nesta terça-feira (22) suas inscrições. Através do programa, estudantes usam a nota do Enem para ingressar no ensino superior em instituições públicas do país. Só nesta edição, estão sendo ofertadas mais de 235 mil vagas em 129 universidades do Brasil. Para realizar a inscrição, os candidatos interessados devem acessar o site do programa.

Do total de vagas disponibilizadas, 4.493 oportunidades estão disponíveis em duas instituições do Maranhão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Os estudantes interessados têm até o dia 25 de janeiro para realizar as inscrições.

Este ano, no estado estão sendo ofertadas 150 vagas no curso de Medicina. Os outros quatro cursos mais buscados no SiSU 2018 também possuem oportunidades no estado, em 2019: Administração (250), Direito (140), Pedagogia (120) e Educação Física (90).

Inscrição no SiSU 2019

A inscrição no SiSU 2019 utiliza como critério as notas do Enem 2018 - o Exame Nacional do Ensino Médio. Ao inserir as informações, o sistema recupera as pontuações automaticamente e atualiza, uma vez por dia, as notas de corte. Atenção, na hora do procedimento, será exigido o número de inscrição e a senha cadastrados no Enem.

A nota de corte do SiSU é a menor nota necessária para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados. Ela leva em consideração o número de vagas e o total de candidatos inscritos. O candidato pode consultar a classificação parcial no próprio boletim, entre as opções de cursos escolhidas.

Saiba quais universidades ofertam, no Maranhão, os cursos mais procurados no SISU:

Medicina

Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - 150

Administração

Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – 50

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) - 200

Direito

Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – 140

Pedagogia

Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – 140

Educação Física

Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – 90

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.