Certidão de Nascimento

João Miguel e Maria Cecília foram os nomes mais registrados no Maranhão em 2018

Já no Brasil, os nomes mais registrados foram Enzo Gabriel, com 18.156 registros, e Maria Eduarda, com 15.760.

Divulgação/Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h15
Dados foram compilados nas 192 unidades de Registro Civil e formam o ranking das preferências estaduais. / Foto: Divulgação.
Dados foram compilados nas 192 unidades de Registro Civil e formam o ranking das preferências estaduais. / Foto: Divulgação.

SÃO LUÍS - João Miguel, com 663 registros, e Enzo Gabriel, com 564, foram os nomes mais escolhidos pelos pais no momento do registro de nascimento de seus filhos no Estado do Maranhão em 2018. É o que apontam os dados compilados pelos cartórios de Registro Civil do Estado. Veja abaixo o ranking completo.

Leia também:

Enzo Gabriel foi o nome mais registrado no Brasil em 2018

Nomes mais estranhos registrados nos cartórios do Brasil​

Transgênero recebe primeira certidão com alteração de nome e gênero do Estado​

Saiba quais foram os nomes mais registrados no país em 2017​

Maria e José são os nomes mais comuns no Maranhão

Já no Brasil, os nomes mais registrados foram Enzo Gabriel, com 18.156 registros, e Maria Eduarda, com 15.760. As preferências nacionais do ano que se encerra superaram os nomes que em 2017 ocupavam o topo da lista – Miguel, agora na segunda colocação e Alice, agora na 3º colocação entre os nomes femininos.

O levantamento deste ano, reuniu dados de todos os 7.732 Cartórios de Registro Civil dos 26 Estados brasileiros e do Distrito Federal, que formaram uma base de mais de 2 milhões e 760 mil registros realizados até o dia 18 de dezembro, disponível a toda a sociedade através do Portal da Transparência no endereço www.registrocivil.org.br.

Com a totalidade dos Estados integrados à base de dados da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/Brasil) foi possível ainda identificar as preferências em cada uma das cinco regiões brasileiras. Nos rankings regionais surgem variações à lista nacional, como a presença de nomes como João Miguel – um dos que mais cresceu em 2018 – no Norte, Nordeste e Centro-Oeste -, Heitor, no Centro-Oeste, Maria Clara e Maria Cecília, também no Nordeste, e Helena na região Sul.

O levantamento, que usou a Central Nacional de Informações do Registro Civil como base central, identificou ainda a existência de 348.861 nomes diferentes, alguns deles com ampla variação de grafia, além dos tradicionais nomes diferentes escolhidos pelos pais. Destaque também à quantidade de nomes compostos, que representam 28,3% do total de nomes escolhidos pelos pais brasileiros. O estudo identificou ainda a existência de 3.027 variações compostas para o nome Maria, 2.320 para Pedro, 1.564 para Ana, 1.488 para Enzo e 1.260 para João.

Veja o ranking nacional de nomes mais registrados

10 NOMES MAIS FREQUENTES NO ESTADO DO MARANHÃO

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

10 NOMES MASCULINOS MAIS FREQUENTES NO ESTADO DO MARANHÃO

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

10 NOMES FEMININOS MAIS FREQUENTES NO ESTADO DO MARANHÃO

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

10 NOMES MAIS FREQUENTES DO BRASIL

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

10 NOMES MASCULINOS MAIS FREQUENTES DO BRASIL

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

10 NOMES FEMININOS MAIS FREQUENTES DO BRASIL

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Portal da Transparência

A partir deste ano, o levantamento dos nomes mais registrados, assim como o da quantidade de nascimentos, casamentos, óbitos e CPFs estará disponível a toda a população através do Portal da Transparência do Registro Civil (www.registrocivil.org.br). Pelo site é possível segmentar a busca Nacional, por Estados, Regiões e Municípios brasileiros no ano da pesquisa ou em anos retroativos em uma base que conta com mais de 125 milhões de registros. Outro serviço disponibilizado é a Busca de Óbitos de Pessoas Desconhecidas, que auxilia na localização de pessoas desaparecidas e registradas como indigentes.

Através do Portal também é possível ao cidadão fazer buscas de registros e solicitar certidões de nascimento, casamento e óbito de qualquer cartório brasileiro de forma simplificada, ágil, sem gastos adicionais com despachantes e diretamente por meio do tablet ou do celular. Se optar pela via impressa do documento o cidadão pode decidir por receber o documento em casa ou retirar no cartório mais próximo. Caso prefira a versão digital do documento, ele pode receber a certidão eletrônica por e-mail, com a mesma validade do documento original.

Sobre a Arpen/Brasil

A Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/Brasil) congrega mais os 7.732 mil cartórios distribuídos em todos os estados, municípios brasileiros e na maioria dos distritos, que empregam direta e indiretamente mais de 500 mil pessoas. Entre os objetivos da atividade destacam-se: a garantia de autenticidade, segurança e eficácia a todos os atos jurídicos. Por meio da Central Nacional de Informações do Registro Civil (CRC Nacional) a entidade concentra a base de dados de nascimentos, casamentos e óbitos brasileiros, promovendo estudos e proporcionando serviços eletrônicos à população.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.