Economia

IBGE aponta que PIB do Maranhão caiu mais de 5% em 2016

Roraima foi o único estado do país que apresentou variação positiva no Produto Interno Bruto daquele ano.

Imirante.com, com informações de IBGE

Atualizada em 27/03/2022 às 11h15

Dados das Contas Regionais, divulgados neste mês de novembro pelo IBGE, mostraram que a queda de 3,3% do PIB do país em 2016, em comparação com o ano anterior, foi acompanhada por 25 estados. Segundo dados do instituto, o Maranhão apresentou uma queda superior a 5% naquele ano.

O único que apresentou variação positiva foi Roraima, com 0,2% de crescimento, enquanto o Distrito Federal ficou estável, com 0,0%. De acordo com o gerente da pesquisa, Frederico Cunha, a atividade de Administração, defesa, educação e saúde pública e seguridade social foi a que mais influenciou o avanço em Roraima, e segurou a queda no Distrito Federal, uma vez que, nesses locais, ela representa quase metade do valor adicionado ao volume total do PIB.

Já o Amazonas foi o estado com a redução mais acentuada, com queda de 6,8%. As principais contribuições negativas foram dos setores de Comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas (-10,3%) e Indústrias de transformação (-12,9%), influenciado pela queda na fabricação de bebidas e de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos.

Gráfico divulgado pelo IBGE no início do mês de novembro de 2018.
Gráfico divulgado pelo IBGE no início do mês de novembro de 2018.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.