Pesca artesanal

Campanhas por melhoria na gestão de pesca chegam ao litoral do MA

Eventos de lançamento ocorrerão ao longo do mês de agosto.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h17
Reserva Extrativista Marinha Delta do Parnaíba.
Reserva Extrativista Marinha Delta do Parnaíba. (Foto: divulgação)

MARANHÃO - Construir acordos de pesca e engajar pescadores no esforço de monitoramento da produção pesqueira, fomentando uma gestão sustentável e participativa da atividade é um dos objetivos das Campanhas por Orgulho que começaram a ser lançadas nesse fim de semana, no Maranhão.

A iniciativa vem implementando essas campanhas no país desde 2015 e inclui desde o estímulo ao sentimento de apropriação e orgulho dos recursos naturais de determinadas áreas e a mediação de conflitos até ações de monitoramento biológico e proposição de medidas de manejo adequadas.

As Reservas Extrativistas (Resex) Arapiranga-Tromaí, Cururupu e Delta do Parnaíba (que faz divisa com o Piauí) e a Área de Proteção Ambiental (APA) Delta do Parnaíba integram o conjunto de áreas marinhas protegidas que estão recebendo a Campanha na segunda temporada no país.

As Resex Arapiranga-Tromaí e Cururupu ficam na região conhecida como reentrâncias maranhenses, marcada por uma faixa costeira sinuosa formada por baías rasas e estuários separados por penínsulas lamosas cobertas por uma extensa área contínua de mangues preservados. Inserem-se no 2º maior cinturão de manguezais do mundo, com inúmeros rios, dunas, praias e ilhas que abrigam grande diversidade e servem como berçário para a maioria das espécies pesqueiras de valor comercial.

O arquipélago formado por mais de 70 ilhas fluviais que constitui o Delta do rio Parnaíba também é uma região com enorme diversidade de flora e fauna, especialmente rica em aves, peixes e crustáceos, com exuberância de manguezais, igarapés, lagoas de água doce, praias e dunas que atraem visitantes de todos os cantos do planeta.

A bióloga Ana Carolina Marciano explica que uma das táticas nesse tipo de campanha é a identificação de espécies-alvo de importância local utilizadas como chamariz para estimular o envolvimento comunitário. “Estas espécies de peixe vão se tornar protagonistas por meio de mascotes carismáticos que marcarão presença em ações de educação ambiental em escolas, espaços e eventos públicos e serão porta-vozes de informações sobre as ameaças à biodiversidade”, conta ela.

Lançamentos das Campanhas

04/08 - Reserva Extrativista Marinha Arapiranga-Tromaí

18/08 - Reserva Extrativista Marinha de Cururupu

25/08 - Reserva Extrativista Marinha Delta do Parnaíba (foco no MA)

26/08 - Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba (foco no PI)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.