Após resgate em alto mar

Africanos resgatados no Maranhão querem pedir refúgio ao Brasil

O barco com 25 homens foi resgatado em alto mar no último sábado (19).

Imirante.com, com informações da Rádio Nacional

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h18
(Foto: Divulgação)

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - Resgatados em alto mar em São José de Ribamar, os 25 imigrantes africanos manifestaram para as autoridades brasileiras o desejo de pedir refúgio no país. Eles estão em um abrigo público em São Luís e alegam falta de condições dignas de vida e trabalho em seus países de origem. O barco em que eles estavam foi resgatado no último sábado (19) à noite.

Leia mais

Embarcação com 25 imigrantes e dois brasileiros é interceptada pela Marinha

Barco com imigrantes africanos estava a caminho de Natal, informa PF

Os imigrantes são homens entre 19 e 35 anos, naturais do Senegal, Nigéria, Guiné, Serra Leoa e Cabo Verde. Apenas um deles fala português. Estudantes universitários ajudam na tradução das conversas com representantes da Polícia Federal (PF) e da Defensoria Pública da União (DPU).

A defensora pública Carolina Balbinott disse que há um esforço para prestar assessoria jurídica para os imigrantes. "Eles manifestaram perante a Polícia Federal e outros órgãos que têm interesse em fazer solicitação de refúgio. A PF está procedendo dessa forma e a Defensoria Pública está acompanhando e buscando outras formas possíveis na legislação para evitar a criminalização e possibilitar a migração deles, de forma regular”, disse.

Coiotes

As investigações apontam que os 25 imigrantes africanos devem ter sido vítimas de coiotes – pessoas que cobram pelo transporte ilegal de um país para outro. Dois brasileiros foram presos . O grupo de africanos saiu de Cabo Verde, no dia 17 de abril, em uma embarcação precária, que ficou à deriva nas proximidades da costa do Ceará.

Os africanos chegaram ao Maranhão com quadro de desidratação e pressão alta, foram atendidos e seguem sob o acompanhamento da assistência social e de direitos humanos do estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.