Imunização

Mais de 100 mil pessoas já foram vacinadas contra a gripe, no Maranhão

A Campanha de Vacinação contra a Influenza teve início no Maranhão no dia 23 de abril e prossegue até 1º de junho.

Imirante.com / com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h18
A meta do Governo do Estado é vacinar pelo menos 90% dos maranhenses que integram o público-alvo.
A meta do Governo do Estado é vacinar pelo menos 90% dos maranhenses que integram o público-alvo. (Tânia Rêgo / Agência Brasil)

SÃO LUÍS - Mais de 100 mil pessoas foram vacinadas contra gripe no Maranhão. As doses da vacina contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde. A meta do Governo do Estado é vacinar pelo menos 90% dos maranhenses que integram o público-alvo, o que corresponde a 1.687.524 de pessoas – incluindo a população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas com morbidades que, também, compõem o grupo prioritário estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Leia também:

Vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira em todo o país

Campanha visa vacinar mais de 61 mil pessoas, em Imperatriz

A chefe do Departamento de Doenças Imunopreveníveis da SES, Helena Almeida, pondera que a quantidade de pessoas vacinadas atualmente é significativamente maior do que a apresentada pelo balanço parcial. Também é aguardada a inclusão dos dados referente a cobertura vacinal de pessoas com doenças crônicas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

“Temos registrados até o momento 100.490 pessoas dos grupos prioritários imunizadas. Está havendo imunização de todos os grupos, inclusive das pessoas privadas de liberdade e funcionários dos presídios e dos doentes crônicos”, afirmou Helena Almeida.

A Campanha de Vacinação contra a Influenza teve início no Maranhão no dia 23 de abril e prossegue até 1º de junho, com o cumprimento do cronograma para a imunização dos grupos prioritários. O Dia D da campanha, no qual podem ser imunizados os integrantes de todos os grupos prioritários, será em 12 de maio. O balanço parcial da vacinação inclui dados sobre crianças, idosos, gestantes, mulheres pós-partos, profissionais da saúde, professores e população indígena.

Com a realização da vacinação, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) visa reduzir as complicações e mortes decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população alvo para a vacinação. A vacina que está sendo aplicada na campanha é a trivalente, que protege contra os vírus da influenza A (H1N1), A (H3N2) e B.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.