Ensino superior

Cursos da Uema tem pontuação de excelente nacional da Capes

O avanço da Uema foi de 27,2% em seus programas.

Imirante.com, com informações da UemaFoto: Flora Dolores / O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h22
Universidade Estadual do Maranhão (Uema).
Universidade Estadual do Maranhão (Uema). (Foto: Flora Dolores / O Estado)

MARANHÃO - Três cursos de pós-graduação da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) obtiveram nota máxima na avaliação quadrienal dos programas brasileiros de pós-graduação que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou nesta semana.

O Programa de Pós-Graduação em Defesa Sanitária Animal, coordenado pelo professor Daniel Prazeres Chaves, passou do conceito 3 para 5 e é, no momento, o único mestrado profissional nessa área, em todo o Brasil, a obter essa avaliação, o que representa nível de excelência nacional, segundo a Capes. O Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, coordenado pela professora Alana Lislea de Sousa, subiu do conceito 3 para 4.

Professores e estudantes do Mestrado em História, Ensino e Narrativas, coordenado pela professora Mônica Piccolo Almeida, também celebram a avaliação positiva da Capes. O curso passou do conceito 3 para 4, mesmo sem ter completado o ciclo de quatro anos.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uema, Marcelo Cheche explica que as notas 4 e 5, alcançadas pelos programas de mestrado da Uema, representam um desempenho entre ‘bom’ e ‘muito bom’, de acordo com a Capes. “A avaliação reconheceu a qualidade dos programas e essas notas obtidas habilitam a Uema para um novo desafio, que são as propostas de doutorado nesses três cursos, que serão submetidas ainda este ano”.

Outros cursos

Os demais mestrados e doutorados autônomos da Uema mantiveram as notas 3 e 4. As redes que a Uema integra mantiveram boas pontuações, com o Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (Profmat) com nota 5 e o Bionorte com nota 4. Essas pontuações, segundo Marcelo Cheche, asseguram o padrão de qualidade exigido. “Esse resultado é meritocrático, expressivo e pode ser considerado como símbolo do compromisso e dedicação de professores e estudantes para com a educação’.

Avaliação Quadrienal

Segundo os dados da Capes, nesta avaliação quadrienal, 22% dos programas de pós-graduação obtiveram elevação no Brasil. A Uema destaca-se diante dessa realidade. O avanço da Uema foi de 27,2% em seus programas, uma elevação acima da média nacional.

A Avaliação Quadrienal 2017 foi realizada por 1.550 consultores, que se reuniram em Brasília de 3 de julho a 11 de agosto deste ano. Os consultores avaliaram os 4.175 programas e seus 6.303 cursos, sendo 3.398 de mestrado, 2.202 de doutorado e 703 de mestrado profissional.

As comissões utilizam como base para a avaliação as informações fornecidas de forma contínua pelos programas durante o período avaliado, por meio da Plataforma Sucupira. Ao início de cada ano, as informações referentes ao ano anterior são chanceladas pelos pró-reitores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.