Fraudes em contas da CEF

Polícia Federal realiza a Operação Stalker no Pará e no Maranhão

Grupo invadia contas dos clientes e desviava valores para contas em nome de laranjas.

Divulgação/Polícia Federal

Atualizada em 27/03/2022 às 11h23

BELÉM (PA)/SÃO LUÍS (MA) - A Polícia Federal (PF) realizou, na manhã desta quinta-feira (20), a Operação Stalker para desarticular uma organização criminosa composta por hackers especializados em fraudar contas bancárias da Caixa Econômica Federal pela internet.

Segundo a PF, o grupo invadia as contas dos clientes e desviava os valores para contas em nome de laranjas para, posteriormente, sacar e lavar o dinheiro.

Material apreendido. / Foto: Divulgação.
Material apreendido. / Foto: Divulgação.

Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, cinco mandados de prisão temporária e cinco mandados de condução coercitiva expedidos pela 4º Vara Federal de Belém, especializada em lavagem de dinheiro.

Os mandados são nas cidades de Paraupebas/PA e São Luís/MA. Sendo que, em São Luís foram cumpridos um Mandado de Prisão Temporária e um Mandado de Busca e Apreensão, tendo sido apreendidos bens de luxo.

Durante a operação, a Polícia Federal apreendeu computadores, mídias, celulares e bens, incluindo um automóvel de luxo.

Carro apreendido. / Foto: Divulgação.
Carro apreendido. / Foto: Divulgação.

A operação contou com 50 policiais federais e foi desenvolvida pelo Grupo de Repressão a Crimes Cibernéticos da Superintendência Regional do Pará.

A cidade de Paraupebas/PA possui um histórico de ocorrência de fraudes bancárias que são investigadas pela PF. O termo Stalker significa "perseguidor", muito utilizado no mundo virtual quando alguém fica acompanhando todas as ações de determinada pessoa na internet, o que se assemelha ao trabalho desenvolvido pelos policiais federais em cima dos hackers.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.