Economia

Confiança do empresariado apresenta segunda queda consecutiva

Índice caiu 0,3 pontos, mas permanece acima dos 50 pontos.

Imirante.com, com informações da Fiema

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27
(Foto: Jonas Sakamoto/Imirante.com)

SÃO LUÍS - O Índice de Confiança do Empresário Industrial do Maranhão (ICEI-MA) apresenta queda pelo segundo mês consecutivo. O estudo elaborado no período de 1 a 11 de novembro pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), revela que na passagem de outubro para novembro, o índice caiu de 0,3 pontos, permanecendo acima dos 50 pontos, ao marcar 53,2 pontos. Apesar da queda, o índice do setor da construção civil apresenta aumento de 1,6 pontos e registra 52,9 pontos, enquanto no setor das indústrias de extração e transformação houve queda de 1,0 ponto. No Nordeste e no Brasil, o ICEI também apresenta declínio, marcando 53,1 pontos e 51,7 pontos, respectivamente.

De acordo com a pesquisa, ainda que os índices demostrem confiança (o indicador varia de 0 a 100. Valores abaixo de 50 pontos indicam falta de confiança do empresário), a tendência de queda que se segue desde outubro também mostra que o empresário maranhense ainda tem dúvidas/receio quanto a atual situação econômica.

“A queda do ICEI é resultado, principalmente, da queda das expectativas, que oscilou negativamente 1,8 pontos em relação a outubro, marcando 58,5 pontos”, revela o estudo da Fiema.

A queda do índice de expectativas também ocorre no setor das indústrias de extração e transformação ao cair de 60,5 pontos para 58,2 pontos, enquanto no setor da construção civil, o mesmo índice aumentou para 59,4 pontos.

O ICEI também aponta que o indicador de condições atuais variou de 38,7 pontos para 42,6 pontos, mantendo-se abaixo dos 50 pontos. Esse aumento ocorreu também nos setores da construção civil e das indústrias de extração e transformação, ao marcarem 40,6 pontos e 43,7 pontos, respectivamente.

A pesquisa é elaborada mensalmente pela Fiema e CNI e o índice é obtido a partir da ponderação dos resultados referentes às Condições Atuais e Expectativas dos empresários em relação à economia brasileira, o Estado e a empresa. Participaram da pesquisa de novembro, empresas da Construção Civil e Indústrias Extrativas e de Transformação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.