Greve!

"Sofremos um golpe do Estado", explicam servidores da Aged

A greve pede novos servidores, por meio da realização de concurso.

Arlan Azevedo/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h28
Os servidores pedem concurso público.
Os servidores pedem concurso público. (Foto: Arlan Azevedo/Imirante.com)

SÃO LUÍS - Servidores da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA) estão em greve há dez dias, e realizaram hoje (13), novo protesto em frente ao órgão. No último dia 6, os servidores distribuíram bananas ao público, para chamar atenção das lideranças governamentais.

Cerca de 100 mil produtores e criadores rurais, em todo o Estado, estão sem receber produtos e serviços da Aged.

Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Estado do Maranhão (Sinfa), o principal item solicitado é a realização de concurso para novos funcionários.

Em 2014, havia previsão para a realização de um concurso. Não teve. Em 2015, também havia. Não teve. Neste ano, vimos a realização em diversos órgãos, e no nosso nenhuma previsão... Sofremos um golpe do Estado!
Francisco Saraiva, Presidente do Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Estado do Maranhão

As informações dadas pelo presidente da Sinfa são que há, sim, verba para a realização de concurso e convocação de, pelo menos, 170 pessoas. No entanto, o governo, que já realizado o corte de 145 contratados, os convocou novamente, e abriu mais 30 vagas para contrato. "O problema é que os contratados estão fazendo as funções dos concursados. A lei não permite isso", afirmou.

Os servidores informaram que o governo não tentou nenhum contato para restabelecer o funcionamento do órgão.

Em nota, a diretoria da Aged-MA informa que está em negociação com os grevistas para retorno imediato das atividades da agência.

Veja nota na íntegra

O Governo do Estado, juntamente com a direção da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão, está em negociação com os grevistas para o retorno de 100% das atividades da Agência. Mesmo antes da deflagração da greve, o governo se mostrou aberto ao diálogo de forma que, em 29 de setembro de 2016, a secretária de Estado da Gestão e Previdência (Segep), Lílian Guimarães, se reuniu com o Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Estado do Maranhão (Sinfa) para dar mais detalhes sobre o andamento do concurso público. Na manhã desta quinta-feira (13), o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Márcio Honaiser, e o presidente da Aged, Sebastião Anchieta, se reuniram com o presidente do Sinfa, Francisco Saraiva, e outros representantes. Outra reunião está prevista para a tarde da sexta-feira (14).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.