Fábrica de vassouras

Trabalho para internos: inaugurada fábrica em unidade prisional

A fábrica é uma ação para capacitar detentos da UPR.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h29
Os internos são os responsáveis pela produção.
Os internos são os responsáveis pela produção. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - A inauguração da primeira fábrica de vassouras feitas de garrafas pet, na Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) São Luís 6, antigo CDP, na manhã da quinta-feira (15), teve o objetivo de qualificar profissionalmente 12 internos, inicialmente. A fábrica corresponde a uma ação da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), com intuito de capacitar detentos para inseri-los no mercado de trabalho.

O empreendimento conta com maquinário para a produção diária de 150 vassouras de garrafas pet. O treinamento dos internos ocorrerá durante cinco dias e, após concluído, eles mesmos serão responsáveis pela confecção dos produtos. “Cinco dias são suficientes para que eles aprendam todo o processo de produção e, depois disso, eles sozinhos podem fazer as vassouras”, comentou o instrutor, João Aguiar.

Na fábrica trabalharão, inicialmente, seis internos. O outro grupo, também formado por seis detentos, participará da oficina de artesanato confeccionado com as sobras das garrafas pet utilizadas na produção das vassouras. Pequenas réplicas de animais, puffs e vasos para colocar plantas são alguns dos objetos que podem ser criados, tendo como matéria-prima a mesma garrafa pet utilizada na fábrica.

Produção

O método de produção das vassouras é simples. Tudo tem início com a limpeza a base de água e sabão das garrafas pet. Depois disso, a garrafa é levada para uma máquina onde é feito um corte no fundo da mesma. A parte cortada é reaproveitada no artesanato. Já o outro pedaço é levado para fazer a filetagem (cortes em fios). Os outros processos são a prensa para fabricação manual da vassoura e a guilhotina para aparar as cerdas.

Além disso, as cerdas são levadas ao forno para serem tratadas. Ai é só ajustar as cerdas na base e grampear, aparar as cerdas, cortando as pontas desiguais e colocar o cabo da vassoura. “É incrível a durabilidade desse tipo de vassoura. Com o mesmo zelo que se tem com uma vassoura comum, esta, porém, se mantém em condições de uso por, no mínimo, três anos”, acrescentou João Aguiar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.