Manifestação

Funcionários da Vale protestam em três bases nesta manhã

Segundo informações, o protesto não atinge o Trem de Passageiros.
Imirante.com12/04/2016 às 07h29
Ainda, segundo informações, apenas uma via da Avenida dos Portugueses segue em ritmo lento, devido ao número de ônibus estacionados pelo local. Foto: Danilo Quixaba/Mirante AM.

MARANHÃO - Pelo menos três pontos da base da mineradora Vale, localizada em São Luís, foram bloqueados na manhã desta terça-feira (12), por funcionários da empresa. O protesto, comandando pelo Sindicato dos Ferroviários no Maranhão, Pará e Tocantins (Stefem), utiliza carros de som, faixas e pneus queimados para impedir a entrada de ônibus no local.

Sindicato nega que o protesto esteja atrapalhando o trânsito. Foto: Internauta/Imirante.com.

Segundo informações da Rádio Mirante AM, o motivo do bloqueio dos ônibus é para que os funcionários possam ouvir as reivindicações do Stefem. De acordo com o sindicato, a manifestação não interfere o trânsito próximo ao local e, também, não interfere nas operações do Trem de Passageiros.

O motivo do protesto, segundo o sindicato, se dá ao não pagamento, por parte da companhia, da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), referente ao ano de 2015.

Por meio de nota, a Vale informou que respeita o ato dos funcionários, mas que repudia atos de violência que impedem a locomoção das pessoas.

Leia a nota na íntegra:


A Vale informa que na manhã desta terça-feira, 12/4, o Sindicato dos Trabalhadores das Empresas Ferroviárias do Estado do Maranhão (Stefem) bloqueou, por cerca de três horas e meia, o acesso de veículos nas unidades operacionais da Vale localizadas em São Luís. Representantes do sindicato atearam fogo em pneus para chamar atenção e impedir o trânsito de veículos nas proximidades da portaria da empresa. O bloqueio não impediu a entrada e saída de empregados. A Vale respeita o direito à manifestação mas repudia atos de violência que impedem o direito de ir e vir das pessoas. A empresa destaca que mantem diálogo constante com sindicatos e empregados.

A Vale esclarece também que o ciclo referente à participação nos lucros e resultados de 2015 se encerrou em março passado e que já iniciou negociação com os sindicatos para discutir as regras que vão reger a PLR de 2016.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.