Riscos com energia elétrica

Consumidor deve ficar alerta para evitar acidente com energia elétrica na decoração natalina

Os enfeites de natal usados de forma incorreta podem provocar choques e curtos-circuitos.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h37
(Foto: Reprodução internet)

SÃO LUÍS - As cores e luzes que alegram e dão vida às festividades de fim de ano podem representar perigo aos consumidores, caso se descuidem das especificidades dos materiais natalinos na hora da compra e da instalação. Alguns itens da decoração precisam de energia elétrica para funcionar e por isso, requerem cuidados.

Para as decorações residenciais, o técnico de segurança, Marcos Túllio de Sousa, alerta a população que o material para as áreas externas devem ser específicos. No caso dos pisca-piscas, por exemplo, eles devem ser adequados para ficarem expostos ao sol e a chuva e não causarem curto-circuito.

Para decorar as faixadas, é necessário um número expressivo de lâmpadas, e para esta instalação o recomendável é o auxílio de um eletricista para fazer corretamente o dimensionamento de toda a fiação, e não sobrecarregar o circuito da carga que será ligada.

Mas as instruções não param por aí. Nos ambientes internos das residências, o pisca-pisca a ser usado é diferente da área externa e “deve permanecer longe de cortinas e de todos os objetos que possam propagar fogo com facilidade”, afirma o técnico.

Um dos primeiros requisitos que precisam estar em evidência na hora da compra, é se o produto contém o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) responsável por testar todos os materiais e atestar segurança aos compradores. Ainda é importante lembrar que, no ato da compra os produtos devem ser devidamente testados.

Para os casos de reutilização de materiais de anos anteriores, a dica é a checagem de todos os equipamentos de forma criteriosa. Se os materiais estiverem com os fios desencapados, partidos ou as lâmpadas queimadas, a recomendação é não usá-los. Já em casos de trocas, desligue os equipamentos da tomada para evitar choques.

A não observância destes procedimentos podem ocasionar danos elétricos aos equipamentos ou acidentes fatais com as pessoas. Deixe as luzes embelezar o ambiente e principalmente proporcionar aos amigos e familiares que desfrutem de um Natal com segurança.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.