Reserva do Gurupi

VÍDEO: macacos são encontrados mortos em reserva biológica no MA

Eles eram da espécie Guariba-de-Mãos-Ruivas, que está em extinção.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h39
Reprodução/ Ibama
Reprodução/ Ibama

SÃO LUÍS - Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e policiais federais encontraram dois macacos mortos na Reserva Biológica do Gurupi, na cidade de Bom Jardim, a 275 km de São Luís, durante a "Operação Independência".

Segundo os agentes, os macacos eram da espécie Guariba-de-Mãos-Ruivas, que está em extinção, e seriam mãe e filhote. Eles teriam sido mortos por caçadores. Um homem chegou a ser detido, durante a operação, portando uma espingarda dentro da Unidade de Conservação.

De acordo com a legislação, a caça ilegal de animais silvestres tem punição de seis a um ano de reclusão.

Assista ao vídeo foi cedido ao G1 pelo Ibama:

Sobre a Reserva*

Reserva Biológica do Gurupi. Divulgação
Reserva Biológica do Gurupi. Divulgação

A Reserva fica localizada no município de Carutapera, oeste do Estado do Maranhão. Inicialmente criada como Reserva Florestal, em 1961, foi reduzida, mudando, em 1988, sua categoria de manejo, em função da existência de três áreas indígenas no seu interior. Estão presentes na zona de transição, as áreas indígenas Caru, Awá e Alto-Turiaçu; sendo que apenas a Awá ainda não foi demarcada.

Abriga extensa Floresta Tropical Úmida com milhares de espécies vegetais, sendo, por isso, uma das áreas com altíssima biodiversidade e protege a Serra da Desordem e a Serra do Tiracambu. Não é permitida a visitação pública.

*As informações são do wikimapia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.