Imunização

Mais de 1,2 milhão de pessoas devem ser vacinadas contra a gripe no Maranhão

Meta do Ministério da Saúde para todo o país é imunizar 39,7 milhões de pessoas até o dia 22.

Maurício Araya / Imirante.com*

Atualizada em 27/03/2022 às 11h43
Vacina pode reduzir hospitalizações.
Vacina pode reduzir hospitalizações. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS – Com a intensificação do período chuvoso no Maranhão, chegam as doenças respiratórias e, em especial, a gripe. Na última quinta-feira (30), o Ministério da Saúde lançou a 17ª edição da Campanha de Vacinação contra a Gripe para 2015. Em todo o país, a meta é vacinar 49,7 milhões de pessoas (80% do público-alvo – formado por crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; povos indígenas; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; e os funcionários do sistema prisional –), com distribuição de 54 milhões de doses. A campanha vai até 22 de maio.

No Maranhão, onde a campanha começa nesta segunda-feira (4), serão disponibilizadas 1,5 milhão de doses, Estado que tem como meta a vacinação de mais de 1,2 milhão de pessoas que fazem parte do grupo prioritário por ter risco para complicações pela doença.

Como parte da campanha, em parceria com Estados e municípios, será realizado o Dia D da campanha no próximo sábado (9). A vacina protege a população contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

Reações adversas

De acordo com o Ministério da Saúde, após a aplicação da vacina, podem ocorrer, de forma rara, dor no local da injeção, eritema infeccioso e enrijecimento. As manifestações consideradas benignas, cujos efeitos costumam passar em 48 horas.

A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Em todos os casos, é importante procurar o médico para mais orientações.

* Com informações do Ministério da Saúde.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.