Dia da Mentira

É possível identificar um mentiroso? Saiba quais os sinais

Terapeuta em saúde mental Marcelo Costa explica o que é a mitomania.

Maurício Araya / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h44

SÃO LUÍS – "Quem mente mais: o homem ou a mulher?": essa foi a pergunta que fizemos aos nossos internautas. O resultado foi equilibrado: 53,85% acreditam serem os homens que mentem mais. Outros 46,15% acredita serem as mulheres. O terapeuta especialista em saúde mental Marcelo Costa explica que a mentira não é uma questão de gênero: todos estão sujeitos a ela.

A mentira começa logo na infância e, se não for percebida e corrigida pelos pais, pode trazer consequências na vida adulta. Em conversa com o portal Imirante.com, Marcelo Costa explicou qual a diferença entre a mitomania, ou seja, a compulsão pela mentira, e quando ela está associada a algum trauma ou doença – que obriga a pessoa a viver uma história criada para minimizar os impactos da realidade.

É possível identificar um mentiroso? Quais os sinais que eles nos oferecem? Tudo isso e muito mais você fica sabendo na entrevista em vídeo com o terapeuta, que você assiste no player abaixo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.