Educação

Prêmio Fapema 2014 é entregue para 38 pesquisadores

Eles receberam certificados e prêmios em dinheiro.

Divulgação/Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h48
( Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Representando a governadora Roseana Sarney, a secretária de Estado chefe da Casa Civil, Anna Graziella Neiva Costa, presidiu, na noite dessa segunda-feira (24), no Teatro Arthur Azevedo, em São Luís, a solenidade de entrega do Prêmio Fapema 2014. Foram premiados 38 pesquisadores, em oito categorias. Eles receberam certificados e prêmios em dinheiro.

A secretária Anna Graziella Neiva Costa falou da importância do prêmio, o talento dos pesquisadores maranhenses e os investimentos do Governo do Maranhão em ciência e tecnologia, principalmente a partir de 2009, quando foram empregados recursos da ordem de R$ 300 milhões.

“Ressaltamos o apoio que a área da ciência e tecnologia tem recebido a nível estadual e federal. Essa contribuição é fundamental para a produção científica, tecnológica e para a inovação e, é a partir desses financiamentos, estamos alcançando êxito”, disse Anna Graziella.

Para o secretário de Ciência e Tecnologia, José Costa, o talento dos pesquisadores engrandece a premiação. “Destaco o trabalho conjunto entre a Fapema e a Secretaria de Ciência e Tecnologia para a popularização da ciência no estado. Um bom exemplo foi a Semana de Ciência e Tecnologia, em cujas últimas edições temos presenciado um aumento de público”, lembrou José Costa.

A presidente da Fapema, Rosane Guerra, citou o trabalho de incentivo à pesquisa no Maranhão. “Quem ganha é a população e nossos pesquisadores, os quais têm se destacado e ajudam o desenvolvimento do nosso estado”.

Flávia Raquel Nascimento, pesquisadora, falando em nome de todos os premiados, destacou o trabalho da Fapema, que ajudou a elevar a auto-estima dos pesquisadores maranhenses e aumentou o número de bolsas “Isso prova que o trabalho, quando encarado com seriedade, cumpre seu propósito e atende as nossas expectativas”.

O prêmio chegou a sua décima edição, com o tema “Energias alternativas: o desafio do uso de energias limpas e de grande desempenho para o desenvolvimento do Maranhão”. Concorreram alunos de ensino médio, graduação, mestres, doutores, pesquisadores, inventores, comunicadores, empresas e pessoas em geral que tenham contribuído para a conservação de bens imateriais e saberes populares, de herança cultural da sociedade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.