Trabalho escravo

Oito trabalhadores maranhenses são resgatados

Trabalhadores atuavam no preparo do pasto para o gado e colheita de arroz.

Divulgação/MPT-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h50
(Foto: Divulgação MPT-MA)

SÃO LUÍS - Oito pessoas foram resgatadas na Fazenda Tamataí, na zona rural de Santa Luzia (MA), em condições irregulares de trabalho. Uma das vítimas tem apenas 15 anos de idade. A força-tarefa realizada entre os dias 22 e 25 de setembro, foi organizada pelo Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, Polícia Federal e Polícia Civil.

De acordo com o Grupo Móvel de Fiscalização, a propriedade pertence ao fazendeiro Sebastião Lourenço Rodrigues, conhecido como “Bastião Pescoço”. As verbas rescisórias devidas aos resgatados chegam a quase 30 mil reais.

Os trabalhadores atuavam no roço da juquira (preparo do pasto para o gado) e na colheita de arroz. A única fonte de água era proveniente de um pequeno igarapé, onde animais também bebiam. Além do não fornecimento de água potável e das péssimas condições de alojamento, os principais problemas detectados foram: alimentação inadequada, exploração de trabalho infantojuvenil, ausência de equipamentos de proteção individual e de banheiros, entre outras irregularidades.

De acordo com o procurador do MPT-MA Maurel Selares, na sexta-feira (3) será feito o pagamento das verbas trabalhistas ao adolescente resgatado. Ainda no mês de outubro, os demais trabalhadores terão acesso às verbas rescisórias e ao seguro-desemprego.

Grupo Móvel resgata oito trabalhadores de fazenda no Maranhão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.