Eleições 2014

Reunião define pontos da cobertura jornalística das eleições pelo Sistema Mirante

Representantes de veículos e partidos políticos se reuniram nesta quarta-feira (30).

Maurício Araya / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h52

SÃO LUÍS – Realizada na manhã desta quarta-feira (30), na sede do Sistema Mirante, no São Francisco, a segunda reunião entre os representantes de partidos políticos e de emissoras e veículos do grupo para definir pontos da cobertura das Eleições 2014. Conduziram a reunião o diretor-geral de Mídias Eletrônicas, Rômulo Barbosa; o diretor de Jornalismo da TV Mirante, Roberto Prado; a chefe de redação da TV Mirante, Eveline Cunha; e o coordenador de Jornalismo da Rádio Mirante AM, Zeca Soares.

[e-s001]

Na TV Mirante, a cobertura tem início no dia 4 de agosto, com a divulgação das agendas dos candidatos. Conforme ficou acordado entre os representantes, haverá rodízio na divulgação das agendas com imagens – com o acompanhamento do dia a dia de campanha – e por meio de gerador de caracteres. No primeiro dia, conforme ordem de sorteio, serão divulgadas as agendas de Flávio Dino (PCdoB, coligação "Todos pelo Maranhão"), Josivaldo Correa (PCB) e Saulo Arcangeli (PSTU); no segundo dia, serão divulgadas as agendas de Lobão Filho (PMDB, coligação "Pra frente Maranhão"), Luís Pedrosa (Psol) e José Luís Lago (PPL); seguindo a ordem nos dias subsequentes. A eles, serão feitas perguntas sobre as propostas de governo.

A emissora, também, vai realizar duas rodadas de entrevistas temáticas, ao vivo, nos telejornais JMTV 1ª edição – ao meio-dia – e JMTV 2ª edição – 19h15. As entrevistas no JMTV 2ª edição – telejornal que conta com 69% de participação na audiência, no Estado –, que abrem a série, têm início no dia 18 de agosto – antes do início da propaganda eleitoral obrigatória no rádio e TV –, e ocorrem de segunda a sexta-feira. Todos os candidatos terão o mesmo tempo, que, ainda, será definido para adequação à grade de programação da TV Globo. O primeiro a ser entrevistado, por ordem de sorteio, é Lobão Filho, seguido por Luís Pedrosa, Saulo Arcangeli, Josivaldo Correa, Flávio Dino e José Luís Lago.

A partir do dia 15 de setembro, ocorrem as entrevistas no JMTV 1ª edição – que conta com 65% de participação na audiência. Pela ordem de sorteio, serão entrevistados Saulo Arcangeli, Flávio Dino, Luís Pedrosa, Josivaldo Correa, Lobão Filho e, encerrando a última rodada no primeiro turno, José Luís Lago.

Áudios e imagens das entrevistas não poderão ser utilizados em seus programas eleitorais, assim como em outros telejornais da emissora. O candidato que se sentir ofendido terá direito de resposta concedido no mesmo telejornal no dia seguinte, com o tempo de um minuto. O candidato que faltar não terá compensação.

Foi discutida, ainda, a realização do debate entre os candidatos, prevista para ocorrer no dia 30 de setembro, transmitido, ao vivo, pela TV Mirante e G1 Maranhão. Segundo o diretor de Jornalismo da TV Mirante, Roberto Prado, as regras do debate e o número de participantes serão definidos em outra reunião.

Rádio e portais

A cobertura das eleições da Rádio Mirante AM e portais Imirante.com e G1 Maranhão, também, estiveram na pauta da reunião desta quarta-feira.

A rádio irá transmitir, a partir do dia 11 de agosto, uma rodada de entrevistas no programa Ponto Final, conduzido pelo jornalista e radialista Roberto Fernandes. As entrevistas de tema livre – mas seguindo os principais pontos das propostas de governo dos candidatos – serão ao vivo, ocorrem de segunda-feira a sábado, terão duração de 1h30 e serão transmitidas pelas 37 emissoras que compõem a Rede Mirante Sat de Rádio, das quais quatro são emissoras próprias. Os áudios vão ser disponibilizados, na íntegra, após o término das entrevistas, no Imirante.com.

Participam das entrevistas, cinco jornalistas da rádio, jornal O Estado do Maranhão e portais Imirante.com e G1 Maranhão. Por ordem de sorteio, serão entrevistados, a partir do dia 11, Josivaldo Correa, Lobão Filho, José Luís Lago, Luís Pedrosa, Saulo Arcangeli e Flávio Dino.

Na segunda rodada, que tem início no dia 22 de setembro, as entrevistas ocorrem na seguinte ordem: Flávio Dino, Luís Pedrosa, Lobão Filho, Josivaldo Correa, José Luís Lago e, encerrando a segunda rodada, Saulo Arcangeli.

Os representantes participarão de, ao menos, outras duas reuniões previstas para o primeiro turno das eleições. Os pontos de discussão da reunião de hoje farão parte de um documento, assinado por todos os representantes, e serão protocolados nesta tarde, no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.